19/11/2015

Sobre a disciplina... ou a falta dela



Ultimamente tenho sentido o mesmo que senti por esta altura o ano passado. Quando as coisas começam a apertar - quando começo a ter frequências atrás de frequências, trabalhos, apresentações (a juntar a tudo o resto que eu já faço), ganho disciplina para umas coisas mas perco para outras. A prática de yoga sofre sempre nestas fases. Tenho sido muito mais consistente na hora de levantar, é verdade, mas nestas alturas descambo sempre.

No fim de agosto abracei um novo desafio de yoga, que consegui cumprir até ao início deste mês - a ideia era fazer todas as aulas de ashtanga da Jodi  Blumstein no YogaGlo até ao fim do ano. São pouco mais de 120 aulas e até ao início deste mês fiz 50 e tal. O que me começou a chatear no desafio foi ter que fazer aulas de níveis de dificuldade menor e aulas muito curtas. Às vezes só praticava 20 ou 30 minutos e sabia-me sempre a pouco. Eu quero ter uma prática de ashtanga forte e consistente, e com este desafio não estava a consegui-lo.

Outras vezes arranjo desculpas... não pratico de manhã com a desculpa que vou praticar à tarde, até é melhor que o corpo está mais quente e flexível... Mas à tarde tenho sempre mais que fazer e nunca consigo fazer uma prática como deve ser.

Outras vezes planeio levantar-me bem cedo para estudar um pouco e praticar, mas acabo por ficar na cama, e nem uma coisa nem outra...

Às vezes gostava de ser um pouco mais obsessiva em relação a isto. Gostava que a obsessão fosse tal que, no matter what, levantava-me e praticava, sem inventar desculpas.

A verdade é que eu tenho uma personalidade assim: acho sempre que posso e devo fazer mais e melhor. Nunca estou satisfeita com as conquistas. No dia em que defendi o doutoramento fiquei super contente e relaxada, mas no dia seguinte já estava a pensar, então e agora? O que faço agora? Que novos desafios vêm aí? Tenho uma grande necessidade de fazer coisas diferentes, abraçar novos deasafios, aprender coisas novas, pôr as minhas capacidades à prova. Sou alérgica à estagnação, mental e física.

Tenho dias maravilhosos! Acordo cedo, faço uma boa prática, cumpro tudo o que está na minha lista de coisas a fazer, tenho a casa limpa e arrumada, como comida saudável, passo tempo de qualidade com a família. E tenho outros dias... que são quase o oposto. Se uns dias são assim tão bons, porque é que os outros também não hão-de ser?

Porque falta-me disciplina. Falta-me a força de vontade. Falta-me consistência.

O que gostei bastante neste desafio de yoga é que durante estes 2 meses e tal, consegui cumpri-lo. Pratiquei bastante, e além das aulas de ashtanga, fiz outras, online e presenciais, e dei também bastantes aulas de yoga. Mas sinto que agora está na altura de um novo desafio. 

Então, em vez de praticar todas as aulas da Jodi no YogaGlo, fiz uma selecção daquelas que realmente me interessam. Escolhi só aulas de nível 2, 2/3 e 3, com duração de 60 a 90 minutos, e dentro dessas seleccionei as que quero mesmo fazer. E fiquei com 24 aulas. E tenciono fazê-las todas até ao final do ano. Começando amanhã, tenho 42 dias para fazer 24 aulas. 24 aulas em 42 dias. Parece-me bem. Claro que a minha prática não é só estas aulas. Por exemplo, na próxima semana vou praticar ashtanga a Lisboa e também pratico outras coisas em casa. Mas quero finalmente estabelecer uma prática de ashtanga forte e consistente e espero consegui-lo assim. Vou partilhando o meu progresso aqui, ok?

5 comentários:

  1. Se calhar tens de aceitar que és assim, que tens dias perfeitos em que fazes tudo o que consideras ideal, e que tens outros dias, também perfeitos, mas noutros moldes… será?! :) Que consigas fazer o que te faz feliz xx

    ResponderEliminar
  2. Rita, não somos máquinas! Temos hormônios, humores, cansaços, TPM, etc. Que bom que em alguns dias você tenha toda a sua potência e a utilize para o seu bem estar. Mas nós dias em que sua potência está menor, não fique desapontada. Aproveite para descansar e readquirir sua vontade de realizar. Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Olá, Rita!

    Sem conhecê-la pessoalmente, arrisco um comentário. Peço desculpas, desde já, caso soe invasivo.

    Você escreve que acha sempre poder dever e fazer "mais e melhor". Depois acrescenta que lhe faltam "disciplina", "força de vontade" e "consistência".

    Por que tamanha cobrança? O que acontece se você não fizer "mais e melhor"? E será que não há um problema de comparação nisso tudo? Ou será que o problema não está no seu standard? Tudo é relativo.

    Resumindo: será que já não está ótimo do jeito que está? Não vejo isso como estagnação, mas como auto-aceitação. Como escreveram acima, somos humanos. Eu acho você fantástica!

    Abraço,
    L.

    ResponderEliminar
  4. Rita, eu acho que é uma pessoa muito dinâmica e com uma enorme vontade de aprender e evoluir.
    No seu blog já retirei inspiração para me desafiar e ser persistente e perseverante nas metas que me pretendo atingir.
    Admiro essa sua força de vontade e esse querer mais, mas relaxe também um pouco, permita se também ter dias menos bons e menos produtivos.
    A vida é mesmo assim. Não somos máquinas e imprevistos acontecem.
    À noite quando faço o balanco de um dia menos bom, penso que fiz o que melhor podia e sabia, naquela hora e naquele lugar. No proximo dia e na proxima vez já farei diferente e melhor.
    E para a frente é que é caminho.

    Muita força para o nobvo desafio!

    Lia

    ResponderEliminar
  5. Também costumo de sentir inquieta diante do que pode ser...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...