18/06/2015

Londres... já não é o que era...

Já fui a Londres 3 vezes. A primeira foi em 1989, tinha eu quase 10 anos. Fui com a minha avó, uma senhora que, embora portuguesa, era muito british (e era professora de inglês), ficámos em casa de um amigo dela, durante quase 2 semanas. A segunda vez foi há 2 anos, e foi de passagem a caminho de Swansea, no País de Gales. Estive só uma tarde em Londres e fiz um daqueles passeios turísticos de autocarro. A terceira vez foi neste Natal; foi a família toda, meus pais incluídos, ficámos 6 dias e experienciámos o Natal londrino com muito frio.

Trafalgar Square, 1989

Devo dizer que, infelizmente, Londres desiludiu-me imenso. Lembro-me bem da primeira vez que lá fui, ainda criança, pois foi a primeira viagem a sério que fiz. Lembro-me que não se via tanta gente na rua como agora, e as pessoas com quem nos cruzávamos eram, na sua maioria, inglesas, londrinas, e turistas. Conseguíamos andar na rua, ir aos museus com calma, ver a Pedra da Rosetta sem tem que furar por um mar de gente. Lembro-me que a primeira vez que fui a um McDonalds foi nessa estadia em Londres - em Portugal ainda não havia McDonalds... 

Trafalgar Square, 2014

Nessa altura, Londres tinha alma. Agora, achei que Londres é uma amálgama de gente de todos os lados; senti que Londres perdeu a alma londrina. Senti que esta Londres já não é a Londres dos filmes, a Londres que eu conheci em criança, a Londres que nós idealizamos como o apanágio do british. Fiquei triste, pronto. 


>>>>>

Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.

Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Obrigada!!

10 comentários:

  1. Não gosto de Londres. É uma cidade suja, cinzenta, extremamente desorganizada (ao contrário do que se diz) e gente racista. Já lá fui duas vezes e tive sempre a mesma sensação. Não tenciono voltar e jamais viveria ali.

    ResponderEliminar
  2. Nunca fui a Londres mas admito que adorava ir, gostava de ter ido quando era mais pequena para ter uma experiência como a tua, de ver a diferença após anos... Mas assim olha também não tenho nenhuma base logo não me devo desiludir :P
    Beijinhos,
    | Blog | Instagram | Twitter |

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro Londres. Já lá estive 2 vezes nos últimos 10 anos, sempre a passeio, e a verdade é que me sinto em casa. Talvez seja essa amálgama de gente tão diferente que faz com que eu sinta que poderia viver ali sem me sentir desenquadrada. No entanto tenho de concordar contigo, pois das duas vezes que lá estive vim sempre com a sensação de não ter estado verdadeiramente em Inglaterra. Londres parece uma cidade ocupada por emigrantes e turistas. Da próxima vez que for a terras de sua majestade terei de escolher outra cidade para poder descobrir o verdadeiro povo Britânico.

    Lia

    ResponderEliminar
  4. Que engraçado, eu vivo em Londres e adoro! É tão melhor viver cá do que visitá-la. A Londres turística é bastante horrível e o mar de turistas insuportável. Mas Londres tem muita alma, tem é que se sair do centro e ver outros bairros menos turisticos. A amalgama de gente estrangeira dá imensa cor à cidade e sim como diz a Lia em cima faz com que seja tão fácil adaptarmo-nos. Mas sem duvida que muita coisa mudou desde 1989! E é tão difícil competir com memórias de criança, deve ter sido absolutamente mágico ter 9 anos a visitar Londres! :)

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto imenso de Londres, mas concordo contigo quando dizes que não há alma londrina, porque das vezes que lá fui eram mais os indianos e chineses do que outra coisa.

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
  6. Londres tem a mesma populacao de Portugal (tera mais, se pensarmos na "Great London"). Como todos os paises que tiveram colonias e normal que tenha pessoas vindas dessas mesmas colonias. Do mesmo modo que uma vez mostrei um foto de Lisboa, junto a Igreja de S.Domingos, a uma amiga polaca que nunca tinha estado em Lisboa, nao lhe disse onde era e ela perguntou-me se eu tinha ido a Africa. Para a quantidade de gente que vive ou trabalha em Londres, a cidade ate esta bem organizada, E uma questao de seguir as regras, sobretudo de circulacao pedonal. O pessoal dos postos de turismo e do metro e bastante disponivel e sempre com alternativas quando as linhas estao parcialmente fechadas, etc. A minha questao desagradavel prende-se com a "muculmanizacao"de Londres. Enquanto os outros imigrantes fazem a sua vidinha, ha uma grande pressao da comunidade muculmana para que as coisas sejam adaptadas a sua vontade. Nunca vi um portugues a obrigar o pessoal a comer sardinhas, ou um frances a levantar ondas por nao haver baguettes, portanto nao vejo motivo para este grupo querer impor a sua vontade (e sim, ja trabalhei com muculmanos e tivemos que por travao a coisa (as conversas), porque havia alguns deles que passavam palestras sobre comida halal e que o porco era um animal do demo, etc... e eu nem como porco...). Quantos cidades ha no mundo em que quase todos os museus sao gratuitos? E os milhares the km2 de parques no centro da cidade que noutro pais seriam urbanizados com mais e mais predios-caixotes? E quantas cidades param os transportes no dia de Natal? Como disse a Sara, mais acima, e melhor viver do que visita-la :-). De mais uma oportunidade a nossa Londres e como sugestao para a proxima, visite Greenwich, onde esta o Cutty Sark,o meridiano (hahaha onde tenho uma foto em down dog em modo este-oeste), o museu dos leques com servico de "afternoon tea), e a belissima "Painted hall" que esta na Universidade de Greenwich. Va la, de mais uma oportunidade a Londres :-).E os Kew Garden,e um afternoon tea romantico no Wolseley...

    "Why, Sir, you find no man, at all intellectual, who is willing to leave London. No, Sir, when a man is tired of London, he is tired of life; for there is in London all that life can afford."
    — Samuel Johnson

    Esperamos por si mais uma vez aqui em Londres.
    Patricia

    Ps - ja visitou a Escocia? Comecar em Edinburgo, Terras Altas, Ilha de Skye,etc? Acho que ia gostar muito, vale a pena fazer um "on the road" pela Escocia, sobretudo em Junho, quando as noites sao curtissimas e o ceu fica sempre rosadinho ate tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia, obrigada pelo longo comentário pela defesa de Londres! Eu nunca disse que Londres não é uma cidade magnífica, com muitas coisas boas - eu apenas comparei esta Londres do século XXI com a Londres que conheci muito bem em 1989. E se não conheceu Londres nesses tempos longínquos, não pode compreender o que escrevi neste post... É como disse a Lia num comentário acima, não é Londres que se conhece o verdadeiro povo britânico...
      E sim, conheço bem Greenwich (e adoro) e outros sítios da Grã-Bretanha... sítios esses muito mais british que Londres...

      Eliminar
  7. Lendo sua resposta referente aos comentários tive a impressão que você tem problemas com opiniões diferentes das suas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, eu fico é triste quando não me faço entender... quando recebo comentários que mostram que o meu texto não foi compreendido...

      Eliminar
  8. Perdoe me Rita, já sigo o seu blog há muito tempo e já enriqueceu muito a minha vida com as suas partilhas, mas concordo com o comentário acima.
    Ao ler os comentários dos seus leitores e as suas respostas, fico sempre com a sensação que se irrita com opiniões diferentes e com visões diferentes da sua.
    Acho os seus posts inspiradores, mas penso que lhe falta tolerância nas suas respostas aos comentários.
    Por existirem opiniões e argumentos em defesa de algo que discorda não quer de todo dizer que as pessoas não compreendem os seus textos.
    Vanessa

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...