20/12/2013

A lição de Ganesha

Relembrar a lição de Ganesha era uma das actividades do meu calendário do Advento. A lição de Ganesha é uma história que às vezes conto aos miúdos, que ensina sobre a bondade e a não-violência.

Já agora, Ganesha é uma divindade hindu muito querida dos yogis, pois é o removedor de obstáculos. Ganesha, o deus com cabeça de elefante, é filho de Shiva e foi o próprio Shiva que, acidentalmente, lhe cortou a cabeça e substituiu-a pela cabeça de um elefante.


Aqui fica a lição de Ganesha...

Um dia, um menino com cabeça de elefante chamado Ganesha foi brincar no bosque do monte Kailasa, onde vivia. Ganesha era um menino travesso e adorava correr, brincar e fingir que era um forte guerreiro.

Um dia, Ganesha levou o seu arco e flechas de brincar para o bosque. 
"Hum, o que é que vou caçar hoje?", pensou ele. Então, ele viu o seu pequeno gato branco e foi atrás do bicho. Ganesha começou a lançar flechas em direcção ao pobre gato, que fugiu cheio de medo. Mas Ganesha pensou que o gato estava a divertir-se. Foi então atrás dele e encontrou o pequeno gato encolhido e assustado atrás de uma árvore.

"Aha, encontrei-te!" gritou Ganesha, e começou novamente a atirar as flechas em direcção do pobre animal. Mas o gato, aterrorizado, fugiu. Mais uma vez, Ganesha foi atrás dele, encontrou-o escondido debaixo de um tronco e desta vez apanhou o gato, esfregou-lhe o focinho na terra suja e jogou-o ao ar. Mas o gato lá conseguiu fugir e Ganesha não conseguiu mais encontrá-lo.

"Bom", disse Ganesha, "isto não é divertido...". E voltou para casa.
Quando chegou a casa, Ganesha viu a sua mãe, Parvati, e parou de repente. Parvati estava suja de lama na cara e nas mãos e arranhões nos braços.
"Mãe, o que é que te aconteceu?", perguntou Ganesha.
Parvati olhou para si própria e disse "Não sei... Foste tu que me fizeste isto?"
"Eu??", exclamou Ganesha. "Claro que não!", afirmou. Mas então, Ganesha baixou os olhos e disse: "Oh, mas sabes uma coisa? Hoje fui mau para o nosso gato..."

"Ah!", exclamou Parvati. "Agora percebo. Sabes, Ganesha, eu sou todo este mundo. O meu corpo é toda a Terra. Sempre que fazes alguma coisa, fazes a mim também. Sempre que magoas a Terra, magoas-me a mim também. Eu era esse pequeno gato. Então, tudo o que lhe fizeste, fizeste a mim também."
"Oh, agora percebo", disse Ganesha. "Todas as minhas acções têm importância. Peço imensa desculpa, mamã. Não voltarei a portar-me mal."

"É impossível nunca fazermos mal", disse Parvati, "mas podemos prestar muita atenção ao que fazemos e assim fazer o menos mal possível."
Ganesha agradeceu à sua mãe pela lição e foi brincar de novo com o pequeno gato, mas desta vez sem o arco e as flechas...


Depois de ler a história aos miúdos, faço algumas perguntas para reflectirmos sobre o tema:

>> Como é que podemos ter consciência das nossas acções? Como é que sabemos que efeito é que as nossas acções têm nos outros?

>> Dá exemplos de causa e efeito. Se passares um sinal vermelho, o que é que te acontece? Se lutares com alguém em vez de fazeres as pazes, o que é que acontece?

>> Como é que fazemos mal a nós próprios, através de pensamentos negativos, más escolhas, etc.? Como é que podemos ser bondosos para nós próprios?

>> Conta uma história sobre como as tuas acções tiveram um bom ou mau resultado, ou como é que foste mau para ti próprio no passado.


>>>
Posso pedir-te um favor? Preparei um pequeno questionário para saber o que é que os leitores querem ver no blog em 2014... se o preencheres, é uma grande ajuda! Muito obrigada!

>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!

1 comentário:

  1. Olá Rita adoro o teu blog.
    O que explicas sobre o yoga, penso que é o que fazem os que professam o Hinduísmo.
    Uma vez visitei o templo Hindu numa visita de estudo e senhora que nos recebeu também nos falou da história do Ganesha.
    Isso é religião ou uma forma de vida?
    Gostava que voltasses aqueles posts sobre organização que eu adorava.
    Bom Natal
    SS

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...