18/10/2013

Um dia na vida de uma bióloga marinha

Achei giro apontar tudo o que faço durante um dia de trabalho. Os dias não são todos assim... às vezes não saio da secretária, outras vezes vou para o mar... Hoje foi assim:

09h00
Cheguei ao meu gabinete, liguei o computador, arrumei as minhas coisas, pus água a aquecer para o chá, abri a janela.

09h04
Email. Nove emails novos; tratei de todos. Chegou a minha colega de gabinete e falámos um pouco.

09h19
Pus-me a fazer vários telefonemas por causa de um envio de umas amostras em gelo seco para a Dinamarca; fiz 3 telefonemas e mandei uns emails...

09h50
Mais email. Fiquei com vontade de escrever um post para o blog por causa de um email que recebi; fiz um pequeno rascunho do post no blogger.

09h55
Fui para o laboratório (no andar de cima). Antes passei no bar para comprar uma garrafa de água. No lab liguei o computador, pus o Spotify a tocar, liguei o microscópio e preparei as amostras para ver.

10h01
Sentei-me ao microscópio de inversão a ver amostras de fitoplâncton.

10h10
Apareceu uma técnica com uma pergunta sobre uns equipamentos.

10h11
No microscópio.

10h25
Acabei amostra. Liguei o outro microscópio e preparei as amostras.

10h33
Verifiquei o email enquanto comia uma clementina.

10h43
No microscópio de epifluorescência.

11h03
Fui buscar mais amostras ao congelador. Enquanto descongelavam, fui ao bar comprar um rissol de carne (estava com fome...). Vi o email para ver novidades do gelo seco. 

11h24
No microscópio.

11h52
Arrumei as coisas no lab e fui para o gabinete.

12h02
Introduzi os novos dados no computador.

12h13
Fui almoçar a casa e aproveitei para ir ao supermercado (mas geralmente vou ao fim da tarde).

14h02
De volta ao lab. Liguei o microscópio e enquanto ele aquecia, vi o email e facebook. Fui ao carro buscar garrafas de água para levar para o gabinete.

14h27
No microscópio.

14h54
Passei novos dados para o computador.

15h07
Fui pesar uns filtros e preparar o material de filtração de água.

15h30
Ao computador, a fazer a revisão semanal e planear a semana seguinte.

16h08
Pausa para comer uma pêra lá fora, enquanto esperava pelo meu colega que tinha ido para uma saída de campo. Estava um óptimo tempo de outono esta tarde!

16h20
Voltei para o lab e o meu colega chegou com as amostras de água do Guadiana. Pus-me a filtrar litros e litros de água...

17h11
Depois de tudo filtrado, arrumado e limpo, fui para o computador introduzir mais dados e ver email.

17h20
Comecei a escrever este post.

17h31
Acabei. Vou arrumar as coisas e para ir embora!!


Foi um dia levezinho - é sexta-feira!

5 comentários:

  1. Pronto! Hoje é que vou confessar tudo o que me anda a roer. Tudo não, ainda ficam umas coisas para mais à frente :-D.
    A tua vida aí e este post dizem-me muito: o meu marido é biólogo marinho, é do 1º curso da Universidade! Há muitos anos...A paixão dele continua a ser o mar, embora hoje esteja desligado profissionalmente da área! Uma das nossas sobrinhas está aí a fazer o curso de Biologia Marinha. Temos aí amigos, que são professores, que não vemos há muito tempo, mas é a vida! Até isto me liga ao teu blog, que comecei a ler por causa do destralhamento, depois por causa do minimalismo, e depois descobri que eras bióloga marinha e nessa universidade! E agora, por tudo, sempre que há um post novo, leio logo! Desejo-te tudo de bom :-D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que giro!!! Acho que sei quem são esses amigos professores (trabalho com uma delas, também do 1º curso de BMP)! ;)

      Eliminar
  2. interessante o seu relato. Bom final de semana. Bjs

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito de conhecer esse teu lado mais profissional! Mas é impressionante, como as nossas profissões são diferentes. Apesar disso, podemos sempre partilhar dicas sobre gestão de tempo, produtividade, etc. Esta partilha entre blogueiros, só nos enriquece e melhora significativamente as nossas vidas. Obrigada por disponibilizares parte do teu tempo nessa tarefa :)

    Após o teu post, pensei no que foi o meu dia. No meu caso, como directora de serviços de uma IPSS, comecei a trabalhar em casa às 8h00 (sem nenhuma interrupção... graças a Deus). Depois fui para uma reunião a cerca de 20km's (preparar actividades, formação de funcionárias e outros assuntos mais burocráticos). Fui almoçar à Instituição (em cerca de 20min). Cumprimentei utentes, tratei de mais burocracia (com muitas interrupções), fui consolar um utente que estava chateado com um familiar, atendi uma familiar, tratei dos preparativos para um utente que vai começar a fazer hemodiálise, ouvi uma funcionária sobre um problema (nada de trabalho, saúde mesmo). Depois disto, deveria ter saído às 15h30. Mas ainda me desloquei com uma funcionária a uma cidade, a 85 km, para ir buscar um utente, que vai entrar em Lar encaminhado pela Segurança Social. Cheguei a casa às 18h e já todos me esperavam.

    Há dias assim. Mas tenho tentado sair mais a horas. Nem sempre é fácil. Mas cada vez mais sinto que o equilíbrio entre a vida familiar e o trabalho é fundamental, para mantermos uma vida menos stressada e mais descontraída... mais feliz, no fundo.

    ResponderEliminar
  4. Que giro! O meu filho também diz que quer ser biólogo (adora animais). Qualquer dia ele pede-te umas dicas.=P

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...