10/07/2013

Onde me leva a sede de aprender

Vou confessar-vos uma coisa que me tem dado vergonha dizer às pessoas: vou fazer um curso de 200 horas de instrutor de yoga (começa hoje, é por isso que vou estar praticamente offline até ao fim do mês).

Porque é que me dá vergonha?

Porque comecei a praticar yoga há menos de meio ano - apesar do muito pilates que já fiz ter ajudado.
Porque só vou a aulas de yoga duas vezes por semana - apesar de praticar quase diariamente em casa.
Porque faço muitas coisas mal - apesar de conseguir aprender rapidamente a forma correcta.
Porque há imensos asanas simples que nem consigo fazer - apesar de conseguir fazer alguns mais avançados.
Porque sinto que ainda tenho MUITO que aprender - e é por isso que vou fazer o curso.

Tenho uma sede tal em aprender mais sobre yoga que quando vi este curso, no Algarve, intensivo, que aborda de tudo um pouco (e é reconhecido pelo Yoga Alliance no nível RYT 200), ainda pensei duas, três, quatro vezes, mas a vontade de aprender sobrepôs-se ao custo do curso e à vergonha que tenho de participar num curso de instrutores de yoga com outras pessoas que provavelmente sabem muito mais sobre o assunto e têm muitos mais anos de prática do que eu...

Mas lá está, os anos de prática nem sempre são proporcionais à dedicação nem espelham a evolução da pessoa na prática. Eu posso estar metida nisto há pouco tempo, mas compenso a pouca prática com um enorme desejo de aprender mais. 

Não é que eu queira ser professora de yoga. Não é esse o objectivo. A certificação internacional (que pelo que me parece não vale grande coisa em Portugal, mas é praticamente condição sine qua non para dar aulas de yoga nos Estados Unidos, por exemplo) é uma mais-valia, mas o que me entusiasma mesmo é o programa do cursom que inclui a filosofia do yoga, asana, pranayama, bandhas, mudra, mantra, kirtan, aulas para idosos, grávidas e crianças, meditação, yoga nidra, anatomia humana e subtil e por aí fora...

Claro que tenho medo de não conseguir fazer o curso, de ser a pior aluna, de não aguentar o ritmo (são 200 horas de curso em 21 dias, é só fazer as contas). Continuo a sentir-me ridícula por ter tão pouca experiência de yoga e ir meter-me num curso destes (não é preciso ter muita experiência para fazer o curso, mas mesmo assim...). Mas a sede de aprender falou mais alto, e sinto que este é o momento certo para esta aventura.

O curso, super intensivo, começa hoje, por isso não estou a contar dedicar muito tempo ao blog até ao fim do mês... Também não vou poder responder a nenhum email ou comentário durante este período. Umas férias da internet fazem sempre bem! Não quer dizer que não apareça um ou outro post, mas não prometo nada... até Agosto!

23 comentários:

  1. Acho que fazes lindamente! E um curso é para isso mesmo: para aprender, portanto não tens que ter vergonha de nada! Se fosse necessário o aluno ter um certo nível de conhecimentos ou praticar yoga há não sei quantos anos, iriam referir isso na altura da inscrição, portanto só tens é que estar muito feliz por ter tomado essa decisão :) Boa sorte!! Espero que corra tudo bem e que aprendas muito!

    ResponderEliminar
  2. Muito bom. Que entusiasmo. Diverte-te e aprende muito! .........

    ResponderEliminar
  3. Uau! Queria tanto fazer isso...qual é o curso? Podes dar-me alguma informação sobre isso?
    E parabéns pela iniciativa :)

    ResponderEliminar
  4. Oh Rita, isto nem parece teu :)
    És sempre tão segura de ti, mas somos humanos, entendo :)
    Os cursos existem para isso mesmo, para aprender.
    Com medos, com duvidas, mas temos que agarrar os nossos sonhos.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Vai tudo correr bem!! Esperamos por ti em Agosto com as novidades todas!! Pena estar longe senão ainda me davas umas aulas!! Bj

    ResponderEliminar
  6. Boa sorte!!! Vai correr bem e não há que ter vergonha! A vontade faz nos vencer tudo :) Eu começei a fazer ioga faz agora duas semanas e estou a adorar! E compreendo bem a tua vontade de querer conhecer mais. Lutar pelos nossos sonhos é motivo de orgulho :)
    Beijos
    Sofia G

    ResponderEliminar
  7. Bom dia! Estou na mesma situação, não com Yoga. Mas se realmente queremos saber mais, ir mais além, não há que ter vergonha! O que nos move são as coisas boas, que nos dão felicidade e sentido de concretização. Boa sorte! =)

    ResponderEliminar
  8. Olá, Rita! Fiz o mesmo há uns anos e com as mesmas dúvidas que a Rita. Só posso dizer que compensa muito e que faz muito bem em lançar-se nesse curso. Vai ficar ainda mais maravilhada. E posso adiantar que dar aulas, mesmo que sejam básicas, é das melhores formas que há para incorporar os conhecimentos e evoluir ainda mais na prática do Yoga. Boa viagem!

    ResponderEliminar
  9. Que bom !!
    devemos sempre fazer o que o nosso coração diz para fazer. e aprender é a melhor coisa do mundo.

    felicidades :))

    ResponderEliminar
  10. Rita espero que no fim do curso nos dês o feedback de como correu, se os medos e receios foram ou não infundados. Admiro a coragem e dedicação.
    Que corra tudo pelo melhor.
    Cumprimentos.
    Andresa Costa

    ResponderEliminar
  11. Vergonha de quê???

    Reconhece que não sabe fazer tudo perfeito, mas tem vontade de aprender mais, que vergonha há nisso?

    Encontrou algo que lhe dá prazer que adora e quer evoluir....vá em frente....o que os outros pensam de si não lhe diz respeito é problema deles.....o que lhe diz respeito é o que você pensa de si mesmo, é o estar bem consigo mesmo é encontrar algo que gosta e seguir em frente.

    A sua felicidade e bem estar é a única coisa que lhe diz respeito e com a qual se deve preocupar.

    Pessoalmente gostava de aprender Yoga, a Rita fala com tanto entusiamo que resolvi comprar um livro "15 minutos Yoga Suave", traz um DVD de acompanhamento (aulas eram a melhor opção, mas infelizmente ficam muito caras para a minha bolsa).......era ser mosca para ver...num tapete a olhar para o PC a tentar seguir as instruções....1º dizia logo para tirar objectos e estar a vontade, os objectos incluiam oculos...ora sem oculos vejo as letras a dançar, não consigo ver o livro....a olhar para o PC dá o mesmo efeito, ou colo o nariz no ecran ou não vejo nada.....depois eu roliça feito uma foca (mais para leão marinho), viro para aqui e viro para ali, fico a suar e sai tudo mal, pelo menos parece-me, ai que falta me faz a água do mar, ficava mais leve para me movimentar...eheheh....enfim é um espectaculo...ainda não descobri essa paixão e entusiasmo com que a Rita fala...vamos vendo o que dá...passos de bébé.

    Sem medos ou vergonhas, vá em frente, que para a frente é que é o caminho.

    Bjokas da Glória de Gaia

    ResponderEliminar
  12. Querida Rita!

    Tenho acompanhado seu blog ha um mês mais ou menos, e te digo que está sendo demais! Estou cada vez mais inspirada para destralhar e aplicar realmente o minimalismo na vida. Estou começando pelas roupas (como é difícil, né?!), sua dica do season color analysis foi essencial!! Do pouco que tenho feito, o efeito na vida já é maravilhoso!

    Vi seu post questionando se deveria escrever mais aqui sobre yoga e super concordo que não há nada mais coerente, minimalismo+yoga :). Acho linda sua vontade de aprender mais sobre isso, que nada mais é do que viver a Plenitude - o mesmo objetivo que o minimalismo nos traz.

    Eu já fiz um curso de formação de instrutores de yoga em 2011, hoje em dia eu apenas pratico 2x por semana e, quando a disciplina tá em dia, em casa também. Fica tranquila com o fato de você ser iniciante, pois você vai ver que esse conhecimento todo não se esgota assim tão fácil! Mesmo já tendo feito um curso, sei que tenho imenso por aprender ainda! Você vai adquirir uma base ótima para continuar sua prática pessoal com muito mais consciência! Mergulhe de cabeça na experiência! Fico muito feliz com sua decisão, você vai ver que será muito bom!!!

    Grande abraço carinhoso e gratidão por compartilhar tantas coisas boas!!!

    ResponderEliminar
  13. Muito bem Rita. É bom ter vontade de aprender sempre mais. Não é de maneira nenhuma motivo de vergonha, pelo contrário. Ao aprendermos estamos a juntar ferramentas para melhor ajudarmos os outros e a nós mesmos. Força, vai valer muito a pena.
    Beijinho
    Maria Ribeiro

    ResponderEliminar
  14. "Porque é que me dá vergonha?"
    Lembrei-me do Mooji:
    Live as though you don't exist; like you are two eyeballs floating in space with nothing behind them.
    No brain attached. Not even hair - Nothing.
    There is a place inside your own heart, inside your own being that knows the kind of seemingly foolish things I speak and it is totally thrilled to be reminded of this infinite expanse and infinite joy that it is.
    Find this place."
    Happy curso 200 horas de instrutor de yoga! ;)

    ResponderEliminar
  15. Sofia Costa10/07/13, 19:27

    Nunca é tarde para nada, se nos empenharmos podes fazer o que gostamos :) força, não há que ter vergonha, eu com 35 anos ainda ando a perseguir sonhos ;) beijo

    ResponderEliminar
  16. Rita,
    Devo confessar que quando vi o teu post no facebook a dizer que ias estar ausente por um mês a primeira ideia que me veio à cabeça foi que ias fazer um curso de yoga!
    Good for you!
    Uma das razões pelas quais fiquei contente por ti- quando li este post- foi porque eu demorei dois anos para o fazer - Acabei de vir da india aonde fui fazer um curso de professora de yoga (RYT 200)- uma das razões foi porque tinha que poupar para ir , mas também porque queria estar em forma...apesar de ser praticante de yoga há mais de 10 anos... A verdade é que não é necessário estar em forma. O curso dá-te isso e muito mais.
    Espero que disfrutes todos os momentos- os bons e os menos bons- todos eles são essenciais e o mais bonito é que essa experiência te vai durar a vida toda. A cada dia que passa e me distancio do tempo que passei no ashram mais perto me sinto da experiência que tive.
    om namah shivayah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta, fez o curso na Índia durante quanto tempo? Pode dar-nos uma ideia apróximada dos custos? É que eu ando com vontade de fazer o mesmo... ir para a india, meditar, fazer yoga, enfim... uma espécie de retiro desta vida que levo.
      Obrigada!

      Eliminar
    2. Olá anonimo/a

      Assim que puderes faz! Andamos sempre a arranjar justificações para adiar aquilo que queremos fazer. Como me disse um dia um grande Senhor: As oportunidades criam-se!
      Fiz o curso no Sivananda a duração foi de 4 semanas. Aqui > https://www.sivananda.org/ podes ler aqui não só sobre os custos mas também sobre a filosofia/pedagogia desta escola.
      Apesar de já ter experimentado muitos tipos de yoga sempre achei que este deveria ser o meu primeiro curso visto que está muito próximo da prática de há 5000 e tal anos. Baseia-se em 5 pontos e em 12 asanas básicos. Escrevi um post sobre isso no meu blog yogaadventures.blogspot.com/ se quiseres dar uma vista de olhos.
      Se tiveres mais perguntas ou quiseres dicas podes perguntar. Terei o mair gosto em ajudar-te no que me seja possível.
      Marta

      Eliminar
  17. Rita, desculpe comentar algo que não faz parte do seu post do dia, mas realmente estou precisando. Acompanho o seu blog a um tempinho e me lembro de ter visto um check list de viagem onde vc mencionava o horário do vôo, hotel em que ia ficar, horários e afins. Não acho, vc poderia me informar o link para ver novamente esse post? Obrigada

    ResponderEliminar
  18. Oi Rita, eu também faço curso de instrutor de Yoga aqui no Brasil e acho o máximo! Estou adorando! Apesar de não ter muita experiencia quando comecei o curso, não tive problemas em ir me adaptando. Meu mestre é hindu mesmo e é a paciência em pessoa...A diferença entre nossos cursos é que no meu se distribuem 360 horas em um ano.

    Grande abraço e Namaskar!

    ResponderEliminar
  19. Vai correr bem, só pode mesmo!

    ResponderEliminar
  20. Oh, Rita, admita. Você se apaixonou pelo yoga, alguma coisa mudou dentro de você. Simples assim.

    Parabéns pela coragem em mergulhar cada vez mais nessa paixão que eu tive a honra de ver nascer (faz uns 6 meses que eu acompanho o seu blog). Acho mesmo que em breve você deve anunciar que vai passar um tempo num daqueles centros de meditação e yoga lá na Índia. Você é demais com essas coisas que você leva a sério e ama. Mas às vezes te acho rigorosa demais. Já pensou em relativisar esse rigor um pouco?

    Mas, tem uma coisa que eu já to a um tempão pra te escrever. Você já avaliou que a última coisa que você é hoje seria uma busy woman, no setido estressado da expressão? Tão tranquila, sem pressa, sabendo degustar momentos como nectar. Hoje seria mais para happy woman. Mas eu falaria em português, nossa língua comum, tão linda e cheia de complexidades (sou brasileira). :-)

    Parabéns mais uma vez pelo curso.
    (Alguma coisa me diz que você vai voltar ao projeto vegetariano. ;-)
    Cintia

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...