26/06/2013

Praticar, praticar, praticar (yoga, claro)

"Do your practice and all is coming." Sri K. Pattabhi Jois

A prática das técnicas corporais do yoga é daquelas coisas que mais vale fazer pouco todos os dias do que muito de vez em quando. Mais vale praticar 15 minutos em casa com frequência do que ir a aula de 90 minutos uma vez por semana. E a evolução na flexibilidade e equilíbrio é incrível! Consigo fazer posturas que pensei que fosse demorar meses até conseguir... e em cada prática o alinhamento melhora e o tempo que consigo manter a postura aumenta.

No entanto, em vez de motivador, pode ser frustrante ver videos de yogis dedicados a praticar asanas e vinyasas dificílimos, mas com tanta facilidade que me pergunto - quando é que vou ser capaz de fazer isto? E será que vou ser capaz de fazer isto? Um desses videos é este (é maravilhoso, vale mesmo a pena ver):


(as transições de Adho Mukha Svanasana para Adho Mukha Vrksasana (o pino) são fantásticas...)

Outro video:



É nestes momentos que tenho que me lembrar do que dizia K. Phattabhi Jois, o fundador do Ashtanga Yoga, "Do your practice and all is coming". Para mim, isto significa que devemos concentrar-nos na prática diária do yoga (e não me refiro apenas aos asanas, mas também às outras partes do yoga) sem pensar em objectivos a atingir; se assim for, e quase sem darmos por isso, tudo o resto na nossa vida começa a funcionar (incluindo as posturas mais difíceis).

4 comentários:

  1. Mom yoga now, simplesmente fabuloso! Eu iniciei os 5 elementos, vamos ver como corre. Beijinhos e obrigada pela partilha. mencionei-te no meu cantinho. Espero q n te importes. :)

    ResponderEliminar
  2. Fabuloso!
    Fiquei, literalmente, de boca aberta. Já vi imensas fotos de asanas, mas ver todo o movimento completo em sequência é brutal. E nas aulas, os instrutores não chegam a estes níveis, como é óbvio. E o primeiro video é de uma ternura imensa, encheu-me o coração. Muito obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  3. Absolutamente delicioso o 1º video!

    ResponderEliminar
  4. Rita já sigo o teu blog há algum tempo, és uma inspiração, identifico-me imenso com a tua forma de pensar e estar, no entanto tenho muito que evoluir...também pratico ioga, não com a regularidade desejada, mas não posso deixar de dizer q fiquei completamente deliciada com o video "Mom yoga now" :) Obrigado pela partilha!!! Sandra Correia

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...