05/04/2013

A vida simples de pessoas reais - Rita

Olá! Eu sou a Rita, tenho 30 anos, vivo em Vila Nova de Famalicão e tenho uma Vida Simples e Feliz!

A minha forma de estar na vida regida por alguns princípios do Minimalismo começou muito antes de eu estar familiarizada com os Magníficos e Inspiradores Blogues The Busy Woman and the Stripy Cat e Zen Habits, os quais me foram apresentados pela minha Querida e Grande Amiga Ana.

Desde sempre que fui uma pessoa extrema e exageradamente organizada (digo-o desta forma, porque esta minha maneira de ser causava-me/causa-me ainda alguma ansiedade, o que é mau). Planear sempre foi a minha palavra de ordem! Tudo direitinho, arrumadinho, no sítio, sempre foi para mim algo de extrema importância (continua a ser...mas mais leve). Aliás a vida a dois (que teve início há 3 anos) começou por ser complicada dadas as minhas “taras e manias”! 

Até que um dia o R., meu namorido, lembrou-se que gostava de ter um animal cá em casa. E eu entrei em pânico! Óbvio! Só pensava em coisas sujas! Desde animais de gaiola ele atreveu-se a lançar a ideia de um cão à qual (ainda hoje não percebo porquê) eu me “encostei”...Sim, ele é que pesquisou, leu, informou-se (não tenho paciência para tal) até que chegamos à raça adequada para Apartamento. Resumindo, graças ao meu cãozinho eu tive que começar a eliminar tapetes, almofadas, coisas pousadas no chão….enfim! O meu cãozinho fez com que eu começasse a DESTRALHAR a minha casa. E eu toda contente por ter cada vez menos tralha (post dedicado a ele). 

Sim, porque sempre desejei ter menos tralha, mas aos olhos dos outros e mesmo do R. “parecia mal”… Dizem alguns “ui…não tens tapete junto ao sofá!!” E eu hoje digo, NÃO!!! E não faz falta nenhuma! “Ui, não tens mesa de apoio?” e eu: Não e Não faz falta nenhuma! Etc…

Há mais de meio ano atrás (Maio de 2012), eu comecei a sentir necessidade de mudar…procurei até ajuda porque andava num estado de ansiedade tal…dadas várias mudanças/circunstâncias da minha vida e fora-me sugerido que ABRANDASSE. E que me dedicasse ao que realmente gosto de fazer e que me faz Feliz entre outras coisas… 

Então no dia 1 de Abril nasce o meu Blogue e a partir daqui começou a minha jornada pelo Minimalismo! Um dia, no trabalho, em conversa com a Ana lembro-me de lhe falar que andava a escrever para relaxar e mostrei-lhe o meu blogue e tal…e ela apresentou-me o blogue da Rita e do Leo e eu identifiquei-me de imediato! Claro! Tornaram-se Inspirações diárias e para a vida… Lembro-me de no dia em que a Rita colocou um post sobre ter tirado os Canais Cabo e a minha Amiga Ana me dizer algo do género : “Tu já eras minimalista”, sim porque eu já o tinha feito há muito tempo! 

No entanto, a Rita e o Leo e as partilhas com a Ana, inspiraram-me a livrar-me de tralha em todos os cómodos da casa. Até o meu 4 patas tem só o necessário.  Dei Muita Roupa, Lençóis, toalhas de banho, utensílios de cozinha…enfim..muita coisa mesmo! Outras foram para o lixo, outras estão guardadas. Tudo é mais fácil para limpar e manter organizado no dia-a-dia. 

Tento dedicar-me às minhas Corridas que tanto prazer me dão, ao Rugby e à minha Equipa, passeio mais tranquilamente com o meu 4 patas, tento ter momentos em que não faço nada. Tento relaxar e não pensar em nada nem que seja por 1 minuto em qualquer sítio que esteja! Gosto de correr e focar-me em mim, no que estou a fazer. Gosto de não andar a correr no dia-a-dia. Gosto de ter ABRANDADO. Sim porque eu abrandei…(há dias e dias, ok), mas no geral eu tento focar-me no aqui e agora e no que mais Feliz me faz, valorizo mais o menos, e tento ter cada vez menos compromissos. Há uns meses atrás martirizava-me porque tinha este e aquele compromisso e não queria estar\comparecer, mas tinha medo que os outros me julgassem mal. Agora simplesmente não me importo. Tornei-me flexível ao imprevisto! Coisa que me apavorava. Hoje em dia se as coisas não correm como estava delineado, paciência, não há crise nenhuma. 

Eu sou Feliz em minha casa, ao lado do R. ao lado do meu 4 patas. Sou Feliz quando passo uma tarde de sábado com a minha Mãe que adoro. Adoro ler os meus Blogues favoritos e escrever no meu aquilo que bem me apetece. E pronto, isto satisfaz-me MUITO! Bem sei que alguns estranham eu não ir a único shopping, eu não me interessar praticamente nada pelo que está na moda, não me interessar por ver a casa da Y. que agora tem uma mobília nova, nada! Aliás, outro grande princípio ao qual sou muito fiel é não ter apego a nada material, nada! E eu não tenho. Palavra que não. Gosto de ter aquilo e só apenas que efectivamente uso! Agora, quase sempre que entra uma nova peça de roupa, uma outra sai fora! Eu e o R. até temos sempre uma saca num armário onde vamos pondo coisas para dar. Quando uma sai cheia, coloco logo outra e é incrível como cada vez mais me vou livrando de coisas que mantinha guardadas por estimação apenas! Sim, porque não têm qualquer valor prático, nem mesmo sentimental!

Gosto de gostar do que tenho e do que sou! Gosto de me sentir plena e não desejar muito mais do que aquilo que já tenho, do que já sou!

Sinto que preciso de mudar ainda mais um pouco…Mas o importante é que já comecei a viagem e “aqui 
estou” eu Feliz e Satisfeita!

Muito Obrigada Rita pela inspiração que me tens dado e a todos os que também partilham desta forma de estar na vida!

Rita, Vou Apontar


~

Queres participar? Envia-me um texto a contar a tua jornada em direcção a uma vida mais simples para o email rita (at) busywomanstripycat.com, com o assunto "guest post". Obrigada!

6 comentários:

  1. Adorei ler a tua história, mesmo! Apesar de já conhecer muitas das coisas, gostei muito da forma como transmitiste tudo isso :) e ainda bem que de alguma forma eu pude contribuir para esta tua vida simples e feliz :)

    ResponderEliminar
  2. De facto Rita, inspiras qualquer uma de nós..és uma força da natureza! ;) beijo de quem te admira e está muitas vezes aqui no cantinho só a observar!

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que gostaram :)

    ResponderEliminar
  4. Rita adorei ler o teu post! Adoro as sextas feiras no Busy Woman pois permite conhecer quem vive a vida de forma parecida, os mesmos princípios e atitudes.
    Hoje agradeço às duas "Ritas" que contribuiram para eu melhorar mais um pouco!

    ResponderEliminar
  5. Estou a cada dia mais apaixonada pelo seu blog, e tentando mudar meus hábitos.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  6. Rita,
    Adorei o teu testemunho. E principalmente o facto de dizeres que tens uma vida feliz! É raro (a meu ver) alguém admitir e saber sentir que aquilo que tem é suficiente para ser feliz.
    Parabéns

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...