27/03/2013

Como fazer mais exerício físico

O exercício físico é essencial para a nossa saúde e bem-estar. A prática regular de exercício traz-nos mais energia, dormimos melhor, andamos mais bem dispostos... são inúmeros os benefícios físicos e mentais da prática desportiva. No entanto, quando nos sentimos "sem tempo" ou o orçamento aperta, a primeira coisa em que cortamos é no ginásio. 

Mas não é preciso andar no ginásio para fazer exercício físico todos os dias!

Por exemplo, limpar a casa é uma forma de exercício físico. Limpa a casa de forma vigorosa, tendo sempre atenção à postura e respiração, e vais ver que quando acabares queimaste umas quantas calorias. Se não gostas de limpar a casa, começa a ver a tarefa por outro prisma: ao limpar, estás a fazer exercício físico! (temos que ver sempre o lado positivo das coisas...)

Deixar o carro em casa e andar mais a pé (ou de bicicleta) é outra opção. Se podes ir a pé para o trabalho, porque não? Além do exercício físico fantástico que fazes, não gastas dinheiro em combustível ou transportes e diminuis a tua pegada ecológica. Eu vivo a 2,5 km do meu local de trabalho e só depois de quase 7 anos a viver aqui é que percebi que podia muito bem ir para o trabalho a pé... Agora, não quero outra coisa (se bem que a chuva ultimamente não tem ajudado).

Se gostas de andar de bicicleta, não há nada melhor para descontrair e trabalhar os músculos que um passeio de bicicleta ao fim de semana. Investiga percursos perto da tua área de residência, para que não tenhas que andar na estrada com os carros (que de relaxante não tem nada...).


Se fores à praia ou ao parque, podes fazer alongamentos. Eu bem que tento fazer yoga na praia, mas sem um tapete é complicado (os pés enterram-se na areia e é difícil manter o equilíbrio nas posturas de pé). Se tens filhos, os passeios à praia são óptimos para se exercitarem todos. Os miúdos adoram jogar à bola - porque não te juntas a eles? Ou à apanhada, ou qualquer outro jogo que implique movimento. Qualquer actividade que te faça mexer e trabalhar o corpo é benéfica, desde que o faças de forma consciente e sempre com atenção à respiração (nada de suster a respiração quando se fazem esforços...).

Investiga também actividades desportivas oferecidas pela autarquia. As câmaras municipais costumam ter programas para pôr a população a mexer - a custo zero ou muito baixo. Os equipamentos municipais como piscinas, pistas de atletismo, etc., costumam estar ao dispôr dos munícipes a preços amigos.

E se a desculpa para não fazer desporto é a "falta de tempo", lembra-te que fazer desporto devia ser tão importante como comer ou dormir. Portanto, se ainda não é uma prioridade para ti, devia ser. Basta, por exemplo, dares um passeio a pé durante 1 hora em vez de passares essa hora em frente da televisão a mudar de canal ou a ver programas que não interessam. (lê também Como arranjar mais tempo e Uma semana tem 168 horas)

Portanto, não há desculpas!! Se quisermos, conseguimos arranjar tempo para o exercício físico e podemos fazê-lo de borla!

8 comentários:

  1. Tens toda a razão!por enquanto ainda me mantenho no ginásio, mas o orçamento aperta e provavelmente vou passar a fazer aulas online e passeios na rua.

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  2. Olá Rita! Já pratico essas ideias todas desde que comecei a acompanhar o seu blog... Faço a _Jillian logo de manhã... mas como ganhei muito peso na gravidez e ando de volta disso algum tempo para os perder só os trinta minutos da Jillian acho pouco, então faço sempre mais qualquer coisa... Vivo em Olhão e eu a espera do tempo melhorar para vir de bicicleta para o trabalho, pois como trabalho sentada não consigo exercitar quase nada durante o dia... Mas com um bocadinho de esforço e envolvendo os miúdos acabamos sempre por fazer algumas coisas engraçadas...

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  3. Oi, Rita!
    Lembro que no ano passado você ficou um tempo sem exercícios por conta de ter machucado o pé. Pois bem, encontro-me numa situação parecida: operei o pé e não posso apoiá-lo no chão. E ficarei assim pelos próximos 3 meses!!! Você tem alguma dica de exercícios que possam ser feitos nessa situação?
    Obrigada e um abraço do Brasil :)

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    1. Olá,
      flexões, abdominais... depende se tem gesso, se não tem, se tem dores...

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  4. É isso mesmo! Andei imenso tempo a adiar a prática de exercício e finalmente (desde Dezembro) que ando no ginásio e posso garantir que sou outra pessoa!! Sinto-me muito melhor não só fisicamente (e perto de alcançar os meus objectivos) mas sobretudo mentalmente. Beijinhos

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  5. sim e vdde. aqui o tempo nao ajuda. eu normalmente tentava sempre caminhar bastante a pe ao fim de semana, a tarde inteira se preciso, mas agora o meu desporto e correr para a sala de reunioes seguinte hahaahhaha
    muito boas dicas e acima de tudo boa mensagem

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Obrigada pelo comentário!

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