01/01/2013

Áreas de foco para 2013

Bom Ano!!

Mais um ano começa e já estamos todos cheios de vontade de cumprir as resoluções de Ano Novo que fizemos. Eu já não faço resoluções de ano novo, nem estabeleço objectivos mensuráveis para cada mês ou semana do ano. Em vez de resoluções e objectivos, vou ter áreas de foco.

Inspirada pela Trina Cress e as suas Monthly Resolutions, pelo Leo Babauta e o seu Sea Change Program,  e pelo The Happiness Project da Gretchen Rubin, vou dedicar cada mês do próximo ano a uma área da minha vida que quero melhorar. 

Em cada mês vou ler e aprender sobre determinado assunto e fazer mudanças positivas na minha vida, tendo como pano de fundo o minimalismo e a vida simples.

Poderei, ou não, falar sobre esta experiência aqui no blog. 
Poderei, ou não, desistir a meio ou envolver-me noutro projecto. 
Poderei, ou não, seguir os temas que estabeleci, que são os seguintes:


E vocês, estabelecem objectivos, resoluções ou áreas de foco para o novo ano?

8 comentários:

  1. Acredito que as tuas «áreas de foco» são essenciais para melhorares a tua qualidade de vida.

    No meu caso estabeleci objectivos para 2013 (amanhã publico). Mas tive em atenção uma série de técnicas para não falhar ao seu cumprimento.

    O que faz muitas vezes as pessoas infelizes com as resoluções de Ano Novo, é que após a «fase de enamoramento» inicial, começam a perder o entusiasmo, e desviam-se dos seus propósitos. E isto traz frustração.

    É por isso importante recorrer a algumas técnicas para os manter.

    No meu caso, como os objectivos de anos anteriores já se transformaram em hábitos, reduzi radicalmente o seu número (só tenho 5 objectivos em mente e acho que são suficientes).

    Beijinhos e bom ano!

    ResponderEliminar
  2. Muito bem pensado... Bom Ano.

    ResponderEliminar
  3. Feliz Ano Novo Rita! Cada vez mais a simplicidade é um dos meus focos!
    Um 2013 cheio de felicidade para ti.

    ResponderEliminar
  4. óptima ideia e um óptimo ano! :)

    ResponderEliminar
  5. nunca tinha pensado em estabelecer areas de foco, tenho estabelecido objectivos anuais que estao relacionados com areas de foco. Mas eu estabeleco poucos objectivos e sao coisas q me quero mesmo comprometer a fazer

    Votos de um excelente ano

    ResponderEliminar
  6. Uppss, apaguei sem querer um comentário da Wise Up... Desculpa! Aqui fica:

    Acho que a ideia é boa. Já tentei algumas vezes usar o método dos "21 dias" para alterar hábitos e até que acho que funciona; portanto, ter um foco por mês parece-me bastante bem!

    Eu geralmente não tenho resoluções de fim de ano... mas tenho sempre os 12 desejos da praxe!

    Pelo que tenho lido, os desejos funcionam como gatilhos no cérebro... e passamos a estar mais atentos a tudo o que os possa ajudar a concretizar. Como quando temos medo de engravidar e só vemos grávidas em todo o lado!

    Para mim, isto até tem lógica... mas na realidade, gosto é de sonhar e o meu lado romântico gosta de pedir desejos! eheheheh

    ResponderEliminar
  7. Acabei de ler o Happiness Project e como o ano mal começou, resolvi ter um approach similar ao da Gretchen. Gostei da idéia de uma área por mês, assim não parece tão overwhelming...Foi difícil escolher 12 áreas de focos, mas acho que consegui. Algumas são similares as suas, outras nem tanto, mas estou bastante animada para começar este projeto esse ano :)
    Desejo a você um excelente 2013, cheio de conquistas e lembranças maravilhosas!

    ResponderEliminar
  8. Também tava a pensar começar este ano!! o meu projecto felicidade! já li o livro há algum tempo e adorei o livro e as ideias.. mas só devo começar este ano a dedicar me a uma área por mês.. :) e claro continuar com o "destralhamento" e minimalismo sempre!! :P
    Bons projectos felicidade!! :)

    Sonia L.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...