30/07/2012

O destralhamento do Dave e menos tempo nas compras

Como as tais 100 dicas da Elaine St. James suscitaram algum interesse pela parte dos leitores, vou falar de algumas delas mais em detalhe e de como essas pequenas alterações para simplificar a vida foram ou estão a ser aplicadas na minha própria vida.


2. Use o sistema de destralhamento do Dave

O sistema de destralhamento do Dave, que é um amigo da Elaine St. James, consiste basicamente em colocar numa caixa de cartão aquelas tralhas que não conseguimos jogar fora e escrever a data na caixa, mas sem listar o seu conteúdo. Se daí a um ano não tivermos aberto a caixa para retirar coisas de lá, a caixa é simplesmente jogada fora - e o mais provável é nem nos lembrarmos do que ela contém.

Eu não faço bem isto. Guardo a tralha que não consigo deitar fora em caixas de plástico transparentes na cave. Quando faço destralhamentos à cave, olho para cada caixa e seu conteúdo e vejo se alguma coisa me interessa, que fica na caixa ou volta para casa. O que de facto não quero, então aí sim, vai fora.


4. Corte em metade o tempo que passa no supermercado

A Elaine refere-se às pessoas que vão várias vezes por semana ao supermercado. Fazer compras semanais ou mesmo quinzenais não só poupa tempo, como dinheiro. Cá em casa fazemos compras semanais e sou eu que as faço, geralmente sozinha. No último mês, como tenho o pé partido, o J. é que tem ido às compras - e que bem que me sabe!! Já lhe disse que esta sua tarefa temporária vai tornar-se permanente. Eu faço a lista de compras pela ordem em que as coisas estão no supermercado, aponto as marcas e quantidades de cada coisa, e ele compra apenas o que está na lista... e assim ganho 1 hora por semana para fazer outras coisas!


5. Compre em grandes quantidades

Para  um minimalista, o objectivo de comprar em grandes quantidades é poupar tempo nas compras. Eu costumava comprar leite, cerveja, água e coisas assim em quantidade suficiente para um mês, para depois só precisar comprar produtos frescos durante o resto do mês, mas sinceramente, as coisas depois ocupam tanto espaço em casa, que me deixa um pouco perturbada visualmente. Agora compro em quantidade suficiente para 2 semanas e só se alguma coisa estiver em promoção, e tem que ser uma promoção muito boa, é que compro em grandes quantidades. Já fiz isso com a sílica para os gatos, com shampoo para os miúdos, com detergente para a louça e pouco mais...


27/07/2012

Reduza a tralha

Como as tais 100 dicas da Elaine St. James suscitaram algum interesse pela parte dos leitores, vou falar de algumas delas mais em detalhe e de como essas pequenas alterações para simplificar a vida foram ou estão a ser aplicadas na minha própria vida.

1 - Reduza a tralha

Este é o primeiro passo para começar a simplificar a vida - reduzir a tralha à nossa volta. Tudo aquilo que não precisamos, não usamos ou não gostamos pode ser doado a alguém que lhe dará uso. Se não consegues livrar-te de coisas por causa da sua carga sentimental, lembra-te que as recordações e os sentimentos estão dentro de nós, não nas coisas.

O ano passado foi o ano do grande destralhamento cá em casa. Livrei-me de mais de metade da minha roupa, graças ao método sazonal da cor, e dois terços dos meus sapatos. Tinha dois camiseiros grandes e uma cómoda no quarto - fiquei só com a cómoda e vendi os camiseiros. Substituí a cama com cabeceira e gavetões por um estrado de ripas. Vendi o aparador da sala que ficou sem louça lá dentro. Transformei um sofá grande de canto num sofá de 3 lugares. Vendi várias estantes e blocos de gavetas. Substituí a mesa da sala por uma mais pequena. Transformei uma secretária em mesa de centro e um tampo de mesa de jantar em secretária. Livrei-me de duas televisõesJoguei fora os dossiers e papeladas do curso, vendi e dei livros, CDs e DVDs, livrei-me de muita louça que não me fazia falta, dei toalhas, lençóis e toalhas de mesa. Digitalizei documentos e fotografias e deixei de imprimir coisas. Deixei de comprar livros em papel e fiquei viciada em ebooks.

E com esta redução de tralha, ganhei tempo. Perco muito menos tempo a limpar, arrumar e organizar as coisas. Aliás, a tralha não se organiza; a tralha vai fora. Continuo com um pequeno canto de tralha temporário, mas a seu tempo irá lá... e já tenho imenso espaço na cave para guardar as 4 bicicletas que vou comprar em breve!

Mas não te esqueças que isto do destralhar é um processo contínuo. Não é só destralhar a casa uma vez e acabou. Temos que ser implacáveis com a tralha que tenta entrar pela porta. Eu agora recuso folhetos, panfletos, ofertas publicitárias, publicidade não endereçada, e toda e qualquer coisa que não tenha utilidade para mim. Por exemplo, nos congressos dão-nos sempre pastas, blocos, canetas, panfletos turísticos, e coisas do género. Nos últimos congressos a que fui, aceitei as coisas, mas livrei-me da maior parte delas logo no hotel. Vi para casa muito mais leve e a tralha nem teve hipótese de entrar cá em casa para depois ir directamente para o lixo.

Também queres destralhar e não sabes por onde começar? Começa aqui!


25/07/2012

Ler kindle no computador

Eu adoro ler livros, mas praticamente deixei de comprar livros em papel. Prefiro o formato digital, que é mais ecológico, mais barato e, claro, mais minimalista. Compro muitos livros na Amazon no formato kindle e costumo divulgar no FB e no twitter livros da Amazon que são temporariamente grátis.

Para ler livros em formato kindle, não é necessário ter um kindle, o aparelho. A Amazon disponibiliza uma aplicação kindle para PC (e para mac, android, etc.) que, depois de instalada no computador, permite ler livros em formato kindle. Basta ter uma conta na Amazon. E o melhor é que podemos instalar a aplicação em vários computadores, e eles sincronizam-se automaticamente, ou seja, os livros que temos num computador, ficam disponíveis em todos os computadores onde temos a aplicação.

Portanto, se adoras ler, mas procuras livros mais amigos do ambiente, o kindle é uma boa solução! E ainda por cima vem com um dicionário integrado (basta clicar numa palavra que ele dá-nos o significado), podemos sublinhar passagens mais interessantes e fazer procuras, como se fosse um pdf. Podemos ainda organizar os livros da biblioteca kindle em pastas, por assuntos, por exemplo. A única desvantagem da aplicação kindle para PC é que, segundo me pareceu numa viagem de comboio, não dá para aceder à biblioteca sem ligação à net...

23/07/2012

Uma semana tem 168 horas


E 168 horas por semana são suficientes para fazermos aquilo que realmente é importante. 

Quem o diz é Laura Vanderkam, a autora do livro 168 hours: you have more time than you think (e do outro sobre o que fazem as pessoas de sucesso antes do pequeno-almoço). Este livro é um conjunto de quase 300 páginas de inspiração. Histórias de pessoas reais que aproveitam ao máximo as suas 168 horas semanais e conseguem trabalhar bastante, fazer exercício físico, estar com a família, dormir e, resumidamente, ter tempo para tudo aquilo que é importante. 

Eu revi-me em muitas das histórias do livro, pois depois de ter filhos, tive que começar a aproveitar melhor o tempo, sobretudo o tempo que passo a trabalhar. Enquanto muitos colegas meus passam muito mais horas no trabalho, as 8 horas que lá passo são aproveitadas ao máximo. Almoço em meia hora (às vezes menos, quando almoço sozinha), não vou ao bar beber cafezinhos, não me perco em conversas no corredor, e cada vez passo menos tempo a navegar na net. A verdade é que sou muito mais produtiva agora do que era há uns anos atrás. Praticamente todas as pessoas que trabalham comigo (que não têm filhos) sabem que a pior desculpa que me podem dar para não terem feito alguma coisa é porque não tiveram tempo. Claro que essa é a saída fácil, a desculpa que toda a gente tem na ponta da língua, mas que comigo não pega, pois sei bem que quando queremos ter tempo para fazer alguma coisa, conseguimos arranjar tempo. Prefiro que me digam que não fizeram porque não lhes apeteceu, do que darem a desculpa esfarrapada da falta de tempo.

É tudo uma questão de prioridades e de dizer não ao que não interessa. Mas isto já toda a gente sabe. Este livro é diferente porque não se limita a dar dicas de como bem aproveitar as 168 horas da semana. A Laura é jornalista e ao longo dos anos entrevistou dezenas de pessoas de sucesso cujas histórias conta neste e no outro livro. E é por isso que este livro é inspirador - lemos histórias verdadeiras de pessoas reais que mostram que de facto é possível fazer tudo aquilo que queremos em 168 horas. 

Uma das histórias que mais me inspirou foi a de uma jovem professora universitária de biologia com dois filhos pequenos. Nos Estados Unidos, é normal e esperado que doutorandos, pos-docs e professores em início de carreira (assistant professors) trabalhem muitas horas por semana (60-80 horas semanais). (felizmente que a mentalidade na Europa é completamente diferente!!) Aliás, um ex-presidente da Universidade de Harvard disse mesmo que a razão pela qual as mulheres têm menos sucesso na ciência é porque não estão dispostas a trabalhar 80 horas por semana como os homens. A tal jovem professora apercebeu-se rapidamente que os cientistas não são julgados pelo número de horas que passam no laboratório, nem pelo número de reuniões a que vão, nem pela quantidade de experiências que fazem. Os cientistas são julgados pela qualidade dos resultados que obtêm e publicam. Isto é um facto incontornável que toda a gente sabe. Só as publicações é que interessam. A tal professora começou então a focar-se apenas no que interessava. Não fez experiências com probabilidades de sucesso limitadas nem se perdeu em políticas académicas. Ela sabia que para ter sucesso precisava distinguir o trabalho do não-trabalho, sendo o trabalho as actividades que a fazem avançar na carreira. E ela diz "If it's a waste of time, I don't do it. I do what things I am interested in and that I feel can have the most benefit". E é por isso que esta professora tem uma carreira de sucesso e sai do trabalho às 5 e meia.

Este livro é muito bom mesmo e vou lê-lo de novo. Gosto tanto do estilo de escrita da Laura que tenho andado a ler artigos dela, disponíveis no seu site, e até procurei entrevistas dela no youtube. Todos os textos interessantes que vou lendo, da Laura e outros, partilho no facebook do blog e no twitter, o que é um bom motivo para fazeres gosto ou para me seguires! Encontrei este segmento do Today Show, sobre aproveitar as manhãs, e se isto não te inspira a levantar mais cedo, então não sei o que o fará...


20/07/2012

Simplifique a sua vida

O Leo Babauta pode ser o grande divulgador do minimalismo na era digital, mas a pioneira do estilo de vida minimalista no século XX foi Elaine St. James. O seu livro Simplify you life, publicado em 1994, lançou as fundações do minimalismo em tempos modernos. De acordo com o Leo Babauta, o Simplify your life e Living the simple life, também de St. James, são os únicos livros que alguém interessado em viver uma vida minimalista precisa ler.


Eu li a versão original, mas também há uma versão portuguesa, Simplifique a sua vida.
Neste livro, Elaine St. James partilha 100 dicas sobre como simplificar a vida nos seus vários aspectos (a casa, o estilo de vida, as finanças, o trabalho, a saúde) e conta-nos como é que ela aplicou essas dicas à sua própria vida. Este livro tem lugar cativo na minha mesa de cabeceira.
As tais 100 dicas, que se podem ler na preview do livro na Amazon, são as seguintes (umas são imediatas, outras requerem a leitura da explicação da Elaine para se compreenderem...):

1. Reduza a tralha
2. Use o sistema de destralhamento do Dave
3. Use o speed cleaning para limpar a casa
4. Corte em metade o tempo que passa no supermercado
5. Compre em grandes quantidades
6. Plante um jardim
7. Faça todos os seus recados no mesmo sítio
8. Corte o tempo que passa a tratar da roupa em metade
9. Não compre roupas que precisam de ser limpas a seco
10. Deixe os sapatos à porta
11. Use tapetes com padrões
12. Use tabuleiros para a comida
13. Mantenha as plantas lá fora
14. Substitua a relva por relva artificial
15. Ou, pelo menos, simplifique a manutenção da relva
16. Animais de estimação simples
17. Mudanças simples
18. Reciclagem simples
19. Mude-se para uma casa mais pequena
20. Guie um carro simples
21. Venda a porcaria do barco
22. Construa um guarda-roupa simples
23. Reduza as suas fontes de entretenimento
24. Repense as refeições com amigos
25. Desligue a TV
26. Acabe com a publicidade não endereçada
27. Cancele as assinaturas de revistas
28. E acabe com a entrega do jornal
29. Acabe com o aviso de chamada em espera
30. Não atenda o telefone só porque está a tocar
31. E, da mesma forma, não atenda a porta
32. Repense o uso de telemóvel
33. Se não gosta das alturas festivas, caia fora
34. Pare de enviar cartões de Natal
35. Presentes simples
36. Viagens simples
37. Faça férias em casa
38. Acabe com as dívidas
39. Viva com metade do que ganha e poupe o resto
40. Repense os seus hábitos de consumo
41. Mude a maneira como faz compras
42. Reduza a sua necessidade de bens e serviços
43. Livre-se de todos excepto 1 ou 2 cartões de crédito
44. Consolide as suas contas à ordem
45. Use um sistema de controlo financeiro simples
46. Consolide os seus investimentos
47. Pague a sua hipoteca
48. Da próxima vez que comprar um carro, compre um em segunda mão
49. Ensine responsabilidade financeira aos seus filhos
50. Deixe de ser um escravo da sua agenda
51. Trabalhe onde vive, ou viva onde trabalha 
52. Faça aquilo que realmente quer fazer
53. Transforme o seu hobby no seu trabalho
54. Trabalhe menos e desfrute mais do trabalho
55. Acabe com o trabalho não produtivo
56. Inclua a família na sua vida profissional
57. Simplifique os seus hábitos alimentares
58. Divida sempre uma refeição num restaurante
59. Faça um jejum de fruta ou de sumos uma vez por semana
60. Faça da água a sua bebida de eleição
61. Coma um queque
62. Leve almoço para o trabalho
63. Atenção ao equipamento desportivo, despeça o seu personal trainer e faça um passeio a pé
64. Levante-se uma hora mais cedo
65. Vá para a cama às 9 horas uma vez por semana
66. Deite todos os medicamentos fora, menos a aspirina
67. Crie os seus próprios rituais
68. Aprenda a rir
69. Aprenda ioga
70. Aprenda a meditar
71. Cumpra o limite de velocidade na estrada
72. Limpe os seus relacionamentos
73. Seja você próprio
74. Confie na sua intuição
75. Se não está a funcionar, deixe de o fazer
76. Pare de tentar mudar as pessoas
77. Passe um dia por semana sozinho
78. Ensine aos seus filhos os benefícios do isolamento
79. Faça um retiro uma vez por ano
80. Mantenha um diário
81. Faça uma coisa de cada vez
82. Não faça nada
83. Arranje tempo para ver o pôr-do-sol
84. Diga não
85. Se não pode dizer não, prevarique
86. Desista de organizações cujas reuniões não suporta
87. Aprenda a reinterpretar o passado
88. Altere as suas expectativas
89. Faça regularmente uma revisão à sua vida para mantê-la simples
90. 10 minutos para ficar fabulosa
91. Adeus aos saltos altos
92. Tire as unhas de plástico e jogue fora o verniz
93. Deixe de andar com uma mala do tamanho do mundo
94. Minimize os seus acessórios
95. Alugue em vez de comprar
96. Livre-se dos carros
97. Livre-se dos telefones
98. Deixe de fazer a cama
99. Livre-se de todos os extras
100. Construa um guarda-roupa mesmo muito simples


Mais de metade destas coisas já faço, outras estão bem encaminhadas, umas nem pensar (deixar de fazer a cama??!!) e umas quantas não se aplicam à minha vida. 
E vocês?


18/07/2012

O que é que as pessoas de sucesso fazem antes do pequeno-almoço


Encontrei por acaso uma crítica a este livro e comprei-o (e li-o) logo a seguir.
What the most successful people do before breakfast é um pequeno livro cheio de inspiração. Não é nenhum guia nem um how to acordar cedo. São histórias de pessoas reais, exemplos que me deram novamente vontade de acordar (mais) cedo e aproveitar essas horas de silêncio (agora tem sido entre as 6h30 e as 7h, mas tenho o pé partido, por isso tenho desculpa...). 
Com este livro relembrei-me do imenso trabalho que consigo fazer de manhã, quando todos ainda dormem. Senti também saudades do meu ritual matinal do chá na varanda a ouvir os pássaros. E fiquei inspiradíssima com estas histórias de pessoas que se levantam antes de toda a gente para fazer exercício físico, para trabalhar nos seus projectos ou negócios paralelos, ou simplesmente para estarem mais tempo em família. Gostei mesmo do livro. A versão kindle tem trinta e poucas páginas, custa à volta de 5 euros e aconselho-a vivamente!

16/07/2012

O equilíbrio das coisas

Sabem como às vezes o Universo põe tudo no sítio, e de maneiras que nunca nos passariam pela cabeça?

Nas últimas semanas, uma série de acontecimentos inesperados e nem sempre agradáveis fizeram com que eu tivesse as desculpas perfeitas para alterar várias coisas na minha vida, as quais não tinha ainda conseguido fazer porque não sabia como...

Já aqui referi que um grande objectivo meu é viver com metade do nosso rendimento e poupar o resto. Deixar de ter empregada foi o primeiro passo e agora o pé partido veio dar um grande empurrão. Estou um bocado aborrecida com o ginásio (onde parti o pé numa aula de ténis), pois o proprietário devia ter accionado o seguro do ginásio e não o fez - nem parece estar com vontade de fazê-lo e eu é que estou a arcar com as despesas de um acidente que supostamente está coberto por um seguro que o ginásio é obrigado a ter. Portanto, quando estiver boa, vou começar a fazer uma coisa com a qual sonho há muito tempo - e que ainda não tinha feito por falta de coragem e de desculpa. Vou fazer exercício físico em casa, com vídeos. Tenho um video só de abdominais que faço às vezes e adoro e já mandei vir um video da Jillian Michaels que tem tido óptimas críticas. Agora que tenho o pé engessado, comecei a fazer pilates mais básico, só para não estar estas semanas todas parada. E incrivelmente, ando há imenso tempo a tentar perder 2 kg, e desde que pus o gesso, já emagreci!

Portanto, sim, o Universo (ou a Natureza, ou Deus, ou o que quiserem chamar) tem lá as suas maneiras de equilibrar as coisas. E quando fecha uma porta, abre sempre uma janela.

10/07/2012

O canto da tralha

Só há 2 sítios cá em casa onde permito que haja tralha. Um deles é o sítio que serve para isso mesmo: a arrecadação da cave. Embora cada vez tenha menos coisas, ainda falta jogar muita coisa fora.

O outro sítio é este cantinho no meu escritório... 


Entre o piano e o terrário da iguana estabeleci um canto temporário para arrumar a tralha enquanto não lhe dou destino. Tenho livros técnicos que quero vender, dossiers e caixas de arquivo vazias para levar para o trabalho, candeeiros que já não preciso, molduras com fotos que não vou voltar a pendurar, e até várias caixas de arrumação vazias que outrora estavam cheias...

Não tenho uma gaveta da tralha, mas tenho este canto. De vez em quando arrumo-o, jogo coisas fora, mas rapidamente acumulam-se coisas lá de novo...
Quando estiver boa do pé, vai ser este o primeiro projecto - arrumar o canto da tralha. Levar os dossiers para o trabalho, pôr os livros à venda, dar os candeeiros e arrumar as caixas de arrumação na cave... Talvez deixe só uma das caixas mais pequenas para recolher a tralha que for juntando.

E vocês, têm uma gaveta ou um canto da tralha?
Ah, e muito obrigada pelas mensagens de parabéns! Foi um aniversário diferente, mas o Lost fez-me companhia o dia todo!

04/07/2012

33

Hoje, dia 4 de Julho, faço 33 anos.
Ontem parti um ossinho do pé a jogar ténis. Tenho o pé engessado e como também magoei o pulso, andar de muletas custa. Quer isto dizer que estou em casa em repouso.
Vou aproveitar para tirar uns dias de férias da internet... só vou ver emails e responder aos mais importantes... 
Preciso mesmo de descanso.
E obrigada por continuarem desse lado!

02/07/2012

Planear e preparar a semana



Acredito que o planeamento antecipado das coisas é o segredo para que tudo corra bem. Desenvolvi uma série de hábitos ao fim de semana que me permitem começar a semana de trabalho sem stresses e com tudo devidamente planeado e pensado. Como sabem, eu gosto de rotinas e de ter tudo sobre controlo, mas também gosto de fazer as coisas da forma mais simples possível... 


1. Planear o trabalho para a semana seguinte

Na sexta-feira, antes de sair do trabalho, vejo o que fiz durante a semana e o que ficou por por fazer. Com o Toodledo, vejo o que tenho que fazer na semana seguinte, e planeio as coisas. Mando emails de última hora, aponto compromissos no google calendar e faço uma lista de coisas a fazer na semana seguinte. Se chego ao trabalho na segunda de manhã e não tenho uma lista de coisas para fazer, ando ali uma hora ou mais perdida (leia-se, a navegar sem rumo na net).

2. Deixar toda a roupa lavada, passada e arrumada

Se há coisa que eu faço questão é começar a semana de trabalho com toda a roupa lavada, passada a ferro e arrumada. Mesmo ao sábado eu levanto-me cedo e aproveito para passar a ferro, enquanto vejo alguma série de tv gravada. Geralmente passo até às 9h30, que é o horário vazio da tarifa bi-horária. A roupa suja vai sendo lavada ao longo da semana, mas costumo fazer mais uma ou duas máquinas de roupa ao sábado, que passo no domingo.

3. Planear o menu semanal e ir às compras

À sexta-feira gosto de sair mais cedo do trabalho (por volta as 14-15h), vou a casa fazer a lista de compras e planear os menus para a semana seguinte, e depois vou ao supermercado. Costumava fazer as compras semanais ao sábado à tarde, mas decidi que o fim de semana é para descansar, e enfiar-me no supermercado não se enquadra nessa categoria...

4. Fazer a revisão semanal e planear a semana seguinte

Ao fim de semana gosto de olhar para o Gcal e para o Toodledo e ver o que fiz, o que não fiz, que tarefas da lista posso apagar, que tarefas vou iniciar, ou seja, é a típica revisão semanal do método GTD. Gosto também de olhar para o meu orçamento e para os movimentos das contas e ver se tudo bate certo (se bem que isto vou fazendo também ao longo da semana).
Por fim, abro o google calendar e vejo os meus compromissos para a semana e actividades dos miúdos. Vejo se é necessário combinar alguma coisa fora da rotina normal (por exemplo, os meus pais irem buscar os miúdos à escola), ou comprar uma prenda para um aniversário, ou se os miúdos têm alguma actividade fora do normal que exige alguma providência da minha parte. Tudo o que tenho que fazer em dias específicos fica apontado no Gcal.

5. Fazer um speed cleaning

Como sabem, e apesar de ter empregada uma vez por semana que limpa a casa de cima a baixo, eu também gosto de fazer limpezas. A casa é aspirada várias vezes por semana e, regra geral, se encontro uma coisa suja, limpo-a. À sexta-feira à tarde, depois das compras, gosto de fazer um speed cleaning e preparar a casa para o fim de semana.

Update: quando escrevi este post, há umas semanas atrás, ainda tinha empregada. A partir desta semana (início de Julho) já não vou ter. Como sabem, um dos meus objectivos é viver com metade do nosso rendimento e poupar a outra metade. Alguns cortes tinham que ser feitos para tal. Cortei na empregada. Agora estou a planear a nossa nova rotina de limpeza da casa (a primeira em quase 8 anos!) - depois partilho...

6. Destralhar

Manter a casa destralhada é uma tarefa que não acaba. Todos os dias tenho que fazer alguma coisa para manter a tralha lá fora. Ao fim de semana gosto de destralhar e arrumar as coisas. Durante o speed cleaning vou juntando num cesto a tralha que encontro e depois da limpeza, ataco o cesto! O que não é tralha é arrumado no seu lugar, o que é tralha... vai fora.


E vocês, também preparam a semana de trabalho durante o fim de semana?


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