14/11/2012

Sobre a disciplina

Este mês de Novembro tenho andado dedicada ao #acwrimo, um mês de escrita académica. Não tenho escrito tantos posts, nem lido os blogs do costume, nem tenho partilhado links nas redes sociais. Tenho trabalhado das 9 da manhã às 3 e meia da tarde nos meus artigos. A escrita está a correr bem. E quanto mais escrevo, mais vontade tenho de escrever. Escrever artigos científicos, que é para isso que me pagam, mas escrever outras coisas também (além do blog). Não me vejo a escrever ficção nem nada que se pareça, mas vejo-me a escrever outras coisas sem ser ciência.

Adoro o estilo da Laura Vanderkam. Já aqui falei sobre dois dos seus livros, 168 hours e What the most successfull people do before breakfast. São livros práticos, com muita pesquisa e testemunhos de pessoas reais por trás. Vejo-me a escrever esse tipo de prosa. Sobre minimalismo, claro.

O problema é que para conseguir conciliar tudo (escrever artigos científicos - que dão MUITO trabalho, escrever posts e escrever um livro) é preciso disciplina. É preciso força de vontade, energia, motivação e, sobretudo, uma enorme paixão. Infelizmente, tenho que admitir, não tenho feito muito mais além de trabalhar nos artigos... das 9 às 3 e meia. As minhas 168 horas semanais não têm sido bem aproveitadas. Nem sequer tenho acordado cedo (por cedo, entenda-se às 6 da manhã)... Tenho que me disciplinar e focar-me novamente nas coisas importantes. Como é que vou fazê-lo? Assim:

1. Em primeiro lugar, vou perceber de uma vez por todas que a escolha é minha. Ser ou não ser mais disciplinada depende apenas de mim. A culpa não é do frio, nem das manhãs cinzentas, nem das outras coisas que tenho para fazer.

2. Vou passar os objectivos para o papel. Mas tenho que ser realista! Obviamente que não pretendo escrever os 2 artigos num mês e no mesmo mês escrever também um livro inteiro ou posts todos os dias.

3. Vou dividir grandes projectos em várias pequenas tarefas. "Escrever um artigo" é demasiado vago. Fazer pesquisa bibliográfica hoje, escrever a introdução amanhã e fazer análise de dados no dia seguinte são tarefas mais objectivas e têm mais hipóteses de sucesso.

4. Vou trabalhar no melhor período do dia. Descobrir o período do dia em que estou mais concentrada é meio caminhado andado para conseguir escrever coisas de jeito. Para mim, esse período é de manhã. Não vale a pena insistir em ficar acordada até mais tarde para escrever - mais vale aproveitar os períodos de lentidão cerebral para fazer outras tarefas, como passar roupa a ferro.

14 comentários:

  1. Olá Rita,
    que tal está a correr o desafio? Como aluna de doutoramento também vou dando prioridade ao trabalho de laboratório e deixando a escrita arrastar-se, mas estou a chegar à fase de me sentar e escrever e admito que preciso de muita motivação. Este desafio que aceitaste inspirou-me e espero conseguir escrever um artigo no mês de Dezembro (2 artigos para mim é muito, principalmente num mês de festividades e em que um dos meus rapazes vai estar de férias). Continua a postar mais sobre a vida científica, porque acho verdadeiramente interessante e inspirador. Obrigada pelas tuas partilhas, sempre. Ana

    ResponderEliminar
  2. Quando estou focada também trabalho assim. Mas somos humanas, é normal que de vez em quando saiamos do caminho. O importante é reconhecer que podemos fazer melhor e voltar ao caminho certo.

    Bj.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Rita,
    Eu encontro poucas pessoas no meu círculo de conhecidos cujo período de concentração é de manhã. Todos fazem tudo às tantas da noite e até pela noite dentro e eu a essa hora até já o telefone tenho em silêncio. Não consigo mesmo, talvez porque sempre dormi poucas horas por noite e me habituei a acordar cedo. Pena que nem sempre torne essas primeiras horas matinais produtivas, gasto muito desse tempo na leitura de vários blogs. Tenho fases em que sou disciplinada mas deveria ser sempre.
    Falaste no frio, aqui a minha casa é gelada e eu habitualmente só aqueço o escritório que é um local de trabalho e ficaria muito desconfortável se não o fizesse. O frio está a dificultar também a minha alimentação saudável pois faço muitas bebidas quentes agora no inverno, café e chá, que não fazia no verão e acabo por consumir muito adoçante. Ainda manténs o hábito do chá preto pela manhã?
    Quando puderes e se puderes fala nas tuas rotinas de alimentação e exercício físico que para mim és uma inspiração.
    Bjs
    Anuskas

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita,

    os teus posts são sempre muito oportunos e interessantes.
    Fiquei com curiosidade sobre uma ferramenta de escrita que falaste na semana passada, o Scrivener. Estive a ver alguns tutoriais no youtube, e pareceu-me muito fácil de usar.
    Compraste a aplicação na internet? Por quanto?

    Obrigada por partilhares!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita!!! Que bom saber que a luta é constante, pois estou a disciplinar-me a pouco tempo, quando não cumpro uma rotina em um dia me martirizo no outro a pensar que não vou conseguir e que vou voltar como antes... as coisas tem corrido bem essa semana, já consigo cumprir as rotinas nocturnas e matinais, tenho chego a horas no trabalho todos os dias que para mim é um factor que pesava muito, pois acabava sempre por sair mais tarde e buscar as miúdas já nas ultimas horas do infantário. E pra mim também é assim, funciono bem de manhã, não tenho problemas em levantar cedo o meu problema maior foi sempre organizar-se e acatando vários conselhos seus tenho consigo aos poucos levar uma vida melhor. Obrigada e concordo com a "Anuskas" és uma inspiração pra mim também!
    Beijinhos!
    Geovana

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Rita

    Sou leitora assidua e fico muito feliz por estares a pensar em escrever mais livros sobre minimalismo.
    Gostaria muito de ler esses que indicas... Mas como são em inglês acabo por nem sequer os comprar.
    Estou grata por ter descoberto o teu blog e por teres optado por escrever em Português.
    Apesar da lingua inglesa ter uma maior abrangência, é de facto importante essa tua iniciativa de escrever em Português e possibilitares que a tua experiência chegue a quem não domina o inglês.
    Beijinhos
    Ana Margarida

    ResponderEliminar
  7. Ola Rita. neste momento a disciplina é algo mt relativo.. C a miuda c dois meses e ainda a comer muuuuuuitas vezes ao dia,fico mt contente qd consigo fazer tarefas básica. Mas sp fui mt organizada mas tb um pouco teórica. Fico a pensar tanto q n passo pr a acção. Assumir responsabilidade pelos acto,ter objectivos reais,dividir "elefantes" em partes pequena.. Tudo ótimos dicas! :) e ainda vamos ver um livro teu nas bancas!

    ResponderEliminar
  8. Olá, Rita!
    Mesmo você não estando tão disciplinada esse mês gostaria de dizer que você é uma inspiração para mim. Obrigada por dividir conosco suas idéias, seus projetos e também por nos orientar a ter uma vida mais simples e com mais qualidade.

    O seu blog é o meu jornal diário! :)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Olá Rita
    Também gostava de ter assim tanta disciplina.
    Por vezes, lá consigo, mas sou muito susceptível a distrair-me com pequenas coisas. Mas tem piada, funciono melhor também pela manhã. à noite... ou sair ou dormir ou não fazer nada mesmo.
    Boa sorte. Continua, és uma fonte de inspiração.

    ResponderEliminar
  10. Olhe Rita, o que vc está a chamar de indisciplina ainda é disciplina bastante para mim. Não tenho, nem de longe, a sua capacidade de realização. Trabalho num negócio próprio, e tenho algumas atividades que acabam tornando meus horários irregulares. Então uso o seguinte método: faço um planejamento semanal. Excluindo-se as coisas que tem mesmo que ser feitas tal dia e tal hora, o resto é tudo para a semana. Telefonemas, compras, organizações, atividade fisica, coisas diversas: vou fazendo à medida que dá, e riscando de minha lista semanal. Tendo em mente, é claro, que até sábado tudo terá que estar realizado. Fico muuuuito feliz quando na sexta-feira já liquidei minha cota, e aí tenho um fim de semana realmente livre!

    ResponderEliminar
  11. Olhe Rita, o que vc está a chamar de indisciplina, ainda é disciplina bastante para mim! Não tenho, nem de longe, a sua capacidade de realização. Mas tenho me empenhado! Trabalho em meu próprio negócio, e tenho algumas atividades que tornam meus horários bem irregulares. Então adoto o seguinte método: faço um planejamento semanal. Exceto as coisas que tem mesmo que ser feitas tal dia e tal hora, o resto é tudo para a semana. Telefonemas, compras, organização da casa, atividade fisica, coisas diversas: tudo é para a semana. Vou fazendo a medida que dá, e riscando de minha lista. Sempre lembrando, é claro, que tudo tem que estar realizado até sábado. Fico muuuito feliz quando na sexta-feira já realizei minha cota, e aí tenho um fim de semana realmente livre!

    ResponderEliminar
  12. Rita, sinto-me como tu. Estive quase 2 semanas com gripe, completamente afónica e sem forças no corpo, ao mesmo tempo que não podia descansar pois tinha concertos e compromissos de trabalho inadiáveis. Sinto ainda que os stresses diários relacionados com os salários por receber e todos os problemas que nossas crianças (no meu caso alunos) estão passando, mais a tensão das pessoas à nossa volta e a falta de união, tem sido tudo muito intenso. Eu quero realmente acordar cedo, como tu, mas infelizmente tenho permitido que imensa coisa se ponha no caminho.

    No início desta semana estava pensando sobre como um minimalista consegue ultrapassar diversos obstáculos que a meu entender era suposto não os ter ao escolher determinado tipo de vida tão mais simples. Será que me faço entender? Será que é um bom tema para um post teu?

    Espero que esteja a correr tudo bem com o teu desafio da escrita. Escrevendo ou não muitos posts aqui no blog, os teus assíduos leitores sempre voltam, não te preocupes :) Um beijinho e obrigado pelo post de hoje,

    ResponderEliminar
  13. Adorei esse texto Rita! Percebi que preciso de mais disciplina para muitas coisas.

    Um grande beijo e adoro o blog.

    ResponderEliminar
  14. Ola Rita
    Engraçado este teu post hoje. Esta semana comecei a levantar-me às 6h e por incrível que pareça consigo levantar-me melhor do que às 7h. Para me ajudar e motivar encontrei uma aplicação para o telefone Sleep as Android que controla e monitoriza as horas de sono e qual a melhor hora para acordar. Ou seja consegue controlar quando estamos em sono profundo ou leve. É uma aplicação bem engraçada. Eu uso essa hora de manhã para me dedicar ao tricot e costura que tanto gosto, à noite chegar a casa, fazer jantar... já não há energias para isso.
    Vou aderir ao grupo, mas nem sempre ligo o pc, senão depois perdia-me na net ;)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...