09/11/2012

Ferramentas digitais e analógicas para organizar a vida


Produtividade, gestão do tempo e organização são temas que me interessam bastante, como sabem, e já escrevi vários posts sobre estes assuntos, tais como a técnica Pomodorousar o Google Tasksusar o Evernote para implementar o sistema GTDusar os pomodoros do Flowkeepergerir o tempo e os horáriosusar o Toodledo, e ainda dicas para trabalhar em casa.

Eu não gosto de tralha, seja digital ou analógica, portanto tento manter apenas os ficheiros, papéis, blocos de notas, etc., de que realmente preciso. A minha abordagem às ferramentas de organização e produtividade é, portanto, minimalista - apenas o necessário! E as ferramentas, digitais e analógicas, que uso actualmente, tanto no trabalho como na vida do dia a dia, são as seguintes:

Cadernos - tenho 3


Caderno do dia a dia
Tenho sempre um caderno A5 (e uma caneta) na mala, que funciona como ferramenta de captura, onde escrevo sobretudo coisas não relacionadas com o trabalho, como ideias, coisas para fazer, dinheiro que gastei, e similares. Mais tarde, processo o que escrevi ao longo do dia (por exemplo, marco eventos no google calendar, faço uma nota no evernote, envio emails importantes, etc.).

Caderno de laboratório
Os cadernos de laboratório são obrigatórios para quem faz trabalho de laboratório! Ao longo dos anos já acumulei dezenas de cadernos de laboratório... Gosto de usar um caderno de cada vez, mesmo para projectos diferentes, e tento transferir a informação do caderno para o computador com bastante frequência.

Caderno de trabalho
Este é como o caderno do dia a dia, mas para trabalho apenas. É neste caderno que planeio o dia de trabalho, faço mindmaps, escrevo ideias e aponto os pomodoros feitos.

Eu não uso agenda de papel. Uso o Gcal para eventos e o Evernote para listas. Tenho vários calendários, uns só meus, outros partilhados .

Uso o Evernote para guardar notas relacionadas com o trabalho e com outras coisas que me interessam. Também faço listas anuais, mensais e semanais de coisas para fazer (sobretudo de trabalho). No início do ano lectivo gosto de planear os artigos que quero escrever, o trabalho de laboratório que tenho para fazer e conferências a que quero ir. Depois, divido estas tarefas por mês e semana. O meu planeamento diário é feito à mão ou numa nota no Evernote. Seja como for, gosto de escrever no Evernote tudo o que fiz no fim de cada dia de trabalho.

O Dropbox é um arquivo digital. Tenho todos os meus documentos no Dropbox, de modo que posso aceder-lhes de qualquer um dos computadores onde trabalho. Também tenho pastas partilhadas com colegas - acabou-se o envio de emails para trás e para a frente com projectos conjuntos!

Descobri o Scrivener há pouco tempo mas apaixonei-me logo! Agora, uso o Scrivener para escrever documentos longos, como artigos, propostas de projectos e coisas assim. Só uso o Word para documentos pequenos.

Recentemente, comecei a usar o Mendeley para gerir as minhas referências (antes do Mendeley, usava o JabRef). Como já não imprimo artigos, faço notas e sublinho os pdfs, e o Mendeley permite fazer isso, o que dá muito jeito. Criei pastas para assuntos específicos e assim tenho todos os meus artigos devidamente organizados.

Percebi que os pomodoros de 25 minutos funcionam bem em dias em que estou mais distraída, mas em dias bons, sinto que são curtos demais. Por isso, tenho feito pomodoros de 50 minutos (+10 de pausa) e conto-os no Flowkeeper ou no temporizador do telemóvel.

Tenho todas as minhas contas de email numa só conta do gmail, o que reduziu significativamente o tempo que passo a ver o email -  e assim não tenho que me lembrar de todas as passwords...

Tenho ainda o calendário para a semana, uma folha com citações inspiradoras para escrever (da Wendy Laura Belcher e Paul Silvia) e os meus objectivos para o mês em papel, pendurados na estante do escritório em casa...



13 comentários:

  1. Rita, se algum dia tiver tempo e vontade para escrever um post sobre o Scrivener (e, sobretudo, sobre a sua experiência de escrita académica usando o programa), será lida com grande interesse aqui deste lado.

    Apesar de não ser muito caro e de ser possível experimentar gratuitamente, tenho tido algum receio de fazer a transição e ajudaria conhecer a perspectiva de uma pessoa "real" e não apenas dos testemunhos escolhidos para figurar no site.

    (Mas, repito, apenas se tiver tempo e vontade.)

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita,
    Gosto tanto destes posts, de saber como te organizas e de tomar conhecimento da existência das ferramentas digitais que nos apresentas. Em relação às analógicas eu não passo sem uns bloquinhos de argolas de capa rija, quadriculados que compro no Continente aos quais dou mais ou menos o mesmo tipo de uso que tu dás aos cadernos. O tamanho A5 é muito grande para a minha mala...

    Obrigada pela inspiração!
    Anuskas

    ResponderEliminar
  3. Olá, Rita. Antes de mais nada, gostaria de lhe dizer que tenho acompanhado o blog pelo Reader, sempre com muito entusiasmo. A forma como você partilha suas experiências é sempre muito rica e queria lhe agradecer por isso! Sobre a postagem de hoje, fiquei curiosa por conhecer o Scrivener, vou buscar conhecer esta ferramenta. Um forte abraço, desde o Brasil.
    Eva

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito da ideia da organização e, estou a ponderar "copiar" a do dossier A5! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Sua recomendação me despertou o interesse pelo Scrivener. Vou buscar mais informações sobre ele, já que sempre li recomendações sobre o uso de um editor de texto que permita bloquear todo o restante da tela enquanto se escreve. Não sei se vou fazer uso dele neste momento, porque penso que talvez seja um pouco incômodo me acostumar com uma nova ferramenta na fase final e crucial do meu trabalho de conclusão de curso, não sei, veremos. Mas concordo com a Marcia de que seria legal ler sobre como você faz uso do Scrivener e sua opinião sobre o programa. O Mendeley eu não conhecia, na verdade não conhecia nenhum programa para gerir referências e achei o máximo, vou testar hoje mesmo. Sabia que os posts envolvendo produtividade acadêmica iam fazer sucesso.
    Obrigada por compartilhar e nos inspirar tanto.
    Abraços!

    ResponderEliminar
  6. Oi, Rita
    Descobri o teu blog há não muito tempo por meio da Thais, do Vida Organizada. Posso dizer que esses dois são minhas leituras favoritas do GReader. :)
    Fiquei curiosa para conhecer esse Scrivener. Gostaria de sugerir um post sobre o uso dessa ferramenta, como ela te serve. Já li alguma coisa, mas todas as resenhas dizem que se leva um bom tempo para aprender a usar suas ferramentas, para conhecer tudo o que ele oferece, enfim. Se tiveres alguma dica importante para compartilhar, seria bastante útil. Fiquei realmente interessada no software, para usá-lo no meu mestrado (e depois), mas como não é um software barato, gostaria de conhecê-lo um pouco mais antes de efetivar a compra.
    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  7. Adoro, adoro, adoro...
    Agora também uso o Springpad, porque posso tê-lo no telemóvel.
    Listas no Evernote para me organizar, devo ser a única que não consegue. Por isso, aderi ao Gtasks, que é das melhores, aliada ao Google Calendar. Mas não tinha conseguido nada disto sem ti.
    Obrigado e bjs

    ResponderEliminar
  8. Ola Rita. Não conhecia o medeley mas fiquei mt curiosa.
    Em relação ao gtasks desististe? Eu comecei a usar à pouco por ler aqui e pareceu mt prático.mas a verdade é q acabo por duplicar c o evernote e por isso pr mim n faz sentido.
    Tal cm tu,tb gosto mt deste tema e de experimentar coisas novas. Mas tb é mt bom ir descobrindo o q faz mais sentido pr a vida do dia a dia individual e minimizar pr o q mais nos interessa :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Oi Rita, gostaria de indicar doit, gerenciador de tarefas totalmente baseado no GTD, muito bom para que utiliza a metodologia. Se tiver celular android ou iphone dá para baixar o aplicativo gratuitamente, aliás, o uso na nuvem é gratuito! O endereço é http://doit.im/ Abraços, Marcos Nonato

    ResponderEliminar
  10. Oi Rita, comecei a ler o seu blog no fim de semana e não consegui me desligar desde então. Sinto que preciso aprender logo, estou perdendo tempo. Já comecei as mudanças tirando varias coisas e acabei de ler um post que caiu como uma luva, sobre os guarda tralhas, tenho varias caixas, cestas etc, que agora resolvi dar fim. Quero aprender um pouco mais sobre GTD, ainda não sei como vai funcionar mas vou tentar.
    Abraços

    ResponderEliminar
  11. Rita, sou mais uma curioso sobre o Scrivener.

    Como não encontrei reviews do programa de um ponto de vista académico, atrevo-me a fazer-lhe três perguntas sobre a sua experiência de utilização (espero que não considere um abuso):

    - a primeira é sobre o "peso" do ficheiro: se dá para escrever livros inteiros no scrivener, certamente que também serve para uma tese de doutoramento de 350-400 páginas. O ficheiro de uma tese de doutoramento feito no Scrivener não fica demasiado pesado para caber no dropbox? (Desde que o descobri no seu blog, fiquei dropbox-dependente)

    - a segunda é sobre a compatibilidade do Scrivener com programas de citação bibliográfica. Uma vez que a Rita também usa o Mendeley, alguma vez teve problemas?

    - por fim, preocupa-me mudar agora para o Scrivener e depois descobrir que não consigo enviar os textos à minha orientadora ou que os comentários que ela adiciona ao meu documento sejam perdidos na transição entre formatos. Presumo que a Rita, como pós-doc, já não tenha esse problema, mas como ainda há várias revistas cientificas a pedir os artigos em word, talvez tenha experiências a esse nível.

    Peço desculpas por tanta pergunta (talvez tivesse sido mais adequado enviar-lhe um email mas achei que as minhas dúvidas podiam ser partilhadas por outros leitores do seu blog que ficaram curiosos sobre o Scrivener) e agradeço desde já se tiver disponibilidade para responder.

    Obrigado também pelo blog inspirador! As suas dicas sobre gestão do tempo têm ajudado bastante a organização do meu trabalho (e da vida em geral).

    Um abraço,
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manel,
      Já deves ter visto o post que escrevi sobre o Scrivener, se não, está aqui: http://busywomanstripycat.blogspot.pt/2012/11/o-scrivener-para-academicos.html
      Em relação às tuas perguntas:
      - sim, acho que o peso do ficheiro não é um problema
      - não consigo copiar as referências directamente do mendeley para o scrivener; tem que ser mendeley-word-scrivener
      - o scrivener permite exportar tudo para word e aí formatamos como quisermos!
      r

      Eliminar
    2. Muito obrigado, Rita!

      Manel

      Eliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...