08/10/2012

A minha sala branca

A minha sala está finalmente (quase) perfeita - já tenho o sofá Ektorp branco com o qual sonhava há muito tempo!


O sofá costuma estar tapado com duas colchas Indira brancas, as mesmas que estavam no sofá azul. No dia em que tirei estas fotos, as colchas estavam na máquina de lavar, por isso aproveitei (o sofá com as colchas não fica tão giro...). O suporte dos quadros ainda tem que ser deslocado um pouco para a direita, para ficar centrado com o sofá.


Na mesa de centro costuma estar apenas a vela... o tabuleiro com o bule e a caneca vai e vem.


A zona da estante Expedit continua igual. Livros, enciclopédias, a caixa preta com jogos, e os cestinhos brancos com coisas que não gosto de ter à vista (canetas, cremes, lenços de papel, coisas que ficam perdidas e esquecidas na sala). Os comandos também lá estão, mas quero fazer um suporte para pôr no sofá com o tecido que me sobrou das almofadas da cama.


Já não tenho a mesa de centro branca, pois ficava grande demais com o novo sofá (por causa da chaise-longue). Esta nova mesa é bem mais velha que eu! É uma peça mid-century modern, que originalmente era a mesa de cabeceira do meu pai em pequeno. Quero restaurá-la (lixar e dar verniz), mas esta não vou pintar de branco! Adoro a cor da madeira e combina bem com o branco do sofá e o cinzento do tapete.



A mesa de jantar. A ideia inicial era ter duas cadeiras Urban e construir um banco de madeira comprido, para ficarmos com 4 lugares à mesa (exactamente como a Thais tem na sua sala!). No entanto, gostei do aspecto da mesa só com as duas cadeiras. 

Esta mesa raramente é usada para comer - nós comemos na cozinha e às vezes fazemos piqueniques no chão da sala, e raramente temos pessoas em casa para jantar. Comecei a pensar se o tal banco era mesmo necessário... 

Contei o número de cadeiras espalhadas pela casa que podemos usar caso façamos uma grande jantarada: 4 na cozinha, 2 na sala, 2 na varanda, 3 cadeiras de escritório, 1 cadeira no quarto dos miúdos e mais 1 que está guardada na cave: 13 cadeiras. Desisti imediatamente da ideia de fazer o banco.

A mesa que tínhamos antes desta era maior e dava para abrir, ficando maior ainda - mas lá está, não era coisa que se usasse com frequência. Agora, quando preciso de mais espaço, junto a esta a mesa da cozinha, dando perfeitamente para 10 pessoas (como está na terceira foto deste post).

O que me falta naquela parede onde está o quadro preto (que é pequeno demais para a parede e só o pus lá para aproveitar o prego) são dois posters que quero comprar há já imenso tempo: os dois primeiros deste post (o terceiro já o tenho, é o que está em cima da estante Expedit).


E a zona da lareira com o aquário, as estantes Lack e os livros organizados por cores... Do lado direito da lareira está o móvel da televisão que espera há muitos meses por uma camada de esmalte branco...

E é isto! Adoro a sala! O branco predomina, mas tem toques de cor. Não tem coisas em demasia, sendo por isso muito fácil de limpar. O sofá branco, claro que é um risco, mas é bonito, confortável e tanto os miúdos como os gatos têm sido cooperantes na tarefa hercúlea de mantê-lo limpo...


25 comentários:

  1. Olá ,gosto muito da tua sala,está minimalista mas muito confortavel.
    Sei que não vais por o banco ,mas ficaria lindissmo .
    Não sou minimalista ,mas tambem não gosto nada de acumular coisas.Antes de comprar alguma coisa penso sempre se preciso e se realmente traz conforto .E se uma peça vem ,outra tem de ir .
    Gosto muito de aprender contigo.
    Admiro muito a tua gestão de tempo é preciso muita disciplina .
    bj
    Lulu

    ResponderEliminar
  2. adoro, simplesmente, adoro!

    ResponderEliminar
  3. Linda sua sala. Também adoro o branco, mas com o piso de madeira, assim como na sua casa. Aqui branco nas paredes + branco no chão chegam a doer as vistas. =) Adoro seu sofá claro. Eu optei pelo sofá escuro por causa do filhote pequeno, mas o próximo será clarinho. As capas ajudam bastante mesmo.

    ResponderEliminar
  4. Está muito bonita a tua sala, sem dúvida!

    www.viajarso.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Adorei a sala, especialmente o cantinho do novo sofá e a estante branca Expedit. Gostei também do tapete e do contraste que há com o branco e com a madeira. E também acho que essa mesa de centro que tens agora adequa-se melhor ao espaço e ao sofá.

    Parabéns! Tornaste a sala num espaço lindo e que, ao ver as fotos, apetece imenso estar *

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito da decoraçao da sua sala. Admiro a sua capacidade de simplificar, pois eu tenho algumas dificuldades.
    Sera que me pode indicar onde comprou o poster do Holstee Manifesto? Obrigada.

    ResponderEliminar
  7. A sala é normalmente a divisão mais bonita da casa e a tua não foge à norma. Gosto especialmente dos quadros coloridos na imensidão do branco mas há um quadro que não sendo colorido me diz muito e é o meu favorito, é o que está em cima da estante Expedit!

    Bjs
    Anuskas

    ResponderEliminar
  8. Olá Rita! Adorei a sala! Concordo com limitar a restauração da mesa a uma lixadela e uma pincelada de verniz. A mesa é linda e combina na perfeição. Quanto à mesa das refeições, sem o tal do banco parece um bocado esquecida ali no canto. Talvez com os posters fique mais harmonioso e, com o toque especial de um tapete, pode ser que o banco passe à história! :)
    Mas, está perfeito! Adoro todas as sugestões! (Já ando a pedir ao maridão para taparmos a porta da entrada com um cortinado! Nem imaginas a reacção dele!)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito da sala. Admiro a sua capacidade de simplificar as coisas, pois eu tenho alguma dificuldade.
    Pode-me indicar onde comprou o poster do Manifesto? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana. Comprei o poster aqui: http://shop.holstee.com/

      Eliminar
  10. Como transportas-te esse sofa.

    ResponderEliminar
  11. Adoro, sala linda e com detalhes felinos.

    ResponderEliminar
  12. Engraçado que mal vi a primeira foto pensei logo, a Rita de certeza que ainda vai pintar a mesa de centro...mais à frente percebi que tem valor sentimental e que ficará na cor original! Adoro peças antigas! E a mesa fica perfeita com o novo sofá! :D
    Admiro a coragem de teres um sofá branco com filhos e gatos! :) A paixão por gatos é notória na tua sala! Também AMO gatos! Mas só tenho uma!
    O banco ficaria muito giro na sala até porque a mesa e 2 cadeiras parece ter ficado perdido e esquecido no canto da sala...sinceramente parece que está ali por ser suposto ter sala de jantar...até me admira não usar e ainda não as ter despachado!! ahahaha!! :)
    Muitos parabéns por teres uma sala tão aconchegante! :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sini,
      a mesa de madeira não tem valor sentimental... eu não tenho esse tipo de sentimentos pela mobília (nem os meus pais, portanto se quisesse jogar a mesa fora, não havia nenhuma problema). O que eu gosto na mesa é ser uma peça do chamado mid-century modern. Não a vou pintar porque acho que fica bem assim como está - que o branco da sala, e combina com o chão, sem ser madeira excessiva. Se, por exemplo, a mesa não tivesse o tapete por baixo, aí pintava-a de certeza, porque madeira em cima de madeira já é demais para mim...

      Eliminar
  13. Tudo muito lindo! Vou em inspirar nessas cores quando for mudar minha sala daqui a alguns anos.

    ResponderEliminar
  14. Gosto muito de branco, realmente tem é o inconveniente de sujar mais, mas que dá paz, leveza e harmonia...lá isso dá!

    Aproveito para convidar-te a visitar o meu blog, pois a ultima postagem é baseada na inspiração que me deste e nos frutos dessa inspiração! :)

    Obrigada !

    ResponderEliminar
  15. adoro a sala, linda linda linda!!! que sofa!!! adorei toda a decoracao e devo dizer que estou apanhadinha pela estante de livros arrumadas por cores. tenho de experimentar o mesmo em casa :)

    ResponderEliminar
  16. Esta muito gira e com um ar acolhedor.

    bjs

    ResponderEliminar
  17. Gostei do ar clean da tua sala na zona de estar mas a zona de jantar parece-me muito vazia e mesa com as 2 cadeiras parecem perdidas. Como eu gostava de ter coragem para comprar um sofá branco.
    Bjs
    Betty

    ResponderEliminar
  18. Está muito gira! E tens tanta razão quando falas nas cadeiras e no banco e no pensar se é realmente necessário... Se soubesse o que sei hoje não tinha comprado tantas cadeiras para a mesa da sala de jantar! Devemos pensar mesmo naquilo que é mais comum, que é serem apenas os moradores da casa a usar a mesa e não outros convidados, só que acho que nos esquecemos disso e queremos ter tudo para todas as situações!
    Obrigada pela inspiração :)

    ResponderEliminar
  19. Muito linda sua sala! Leve e descomplicada...

    ResponderEliminar
  20. Muito bonito o resultado final! Mas continuo a achar os quadros dos gatos e o da lareira com cores muito fortes (gostos!)... E a mesa ficaria melhor com 4 cadeiras, realmente ficou esquecida ao canto!! A do centro ´e linda!

    ResponderEliminar
  21. Beautiful! After my PhD I hope to settle down in a house with my husband (instead of camping around half of the world and both of us being in different continents), and this interior is pretty close to my "dream". I don't like too much stuff (except CDs and books - I can't help but I like having them as physical objects, even though it'd be very easy to digitize them) - and I'm very inspired by 60s modern design, Bauhaus and postwar California beachhouses.
    I also love that your living room is not centered around a TV - if later on I have my own place, I really want to get rid of the traditional layout where a living room has the TV as its focal point; I'm looking for ways to create a room that actually facilitates social interaction and relaxation (reading, listening to music, playing music); rather than staring at a screen.

    ResponderEliminar
  22. amo branco, super leve. meu noivo gosta de cores escuras e vai ser uma briga a decoração da casa!! =( lindos os seus ambientes!

    ResponderEliminar
  23. Excelentes ideias, gostei muito! O meu problema no que respeita à sala é a enorme quantidade de livros que fomos acumulando. E confesso o meu apego pelos mesmos, pois não consigo "destralhar-me" deles...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...