10/05/2012

Mais foco: controlar e bloquear a internet



Voltando ao assunto de encontrar o foco na era da distração... ajuda para viciados na internet (que é o meu caso, obviamente).

Há duas técnicas, que podem ver na imagem acima. Existem programas de escrita simples e minimalistas que não têm tantos botões e distrações como o Word. Na minha opinião, estes programas devem funcionar bem para tem apenas que escrever texto, mas no meu caso, em que preciso de funcionalidades mais avançadas, não dá. 

A segunda técnica é controlar e bloquear o tempo que passamos na internet. Esta foi uma grande descoberta e estou a adorar. Basicamente, há extensões para os browsers que bloqueam certos endereços após um determinado tempo de navegação (escolhidos pelo utilizador, claro). Eu, como só uso o Google Chrome, instalei o Stay Focusd. Existem outros para o Firefox e aplicações específicas para os Mac.

Para usar o Stay Focusd, escolhi os sites que quero bloquear, que são os que podem ver na figura abaixo:

O tempo permitido de navegação diária nestes sites é de 10 minutos, mas podemos alterar o tempo. Escolhi 30 minutos para o computador do trabalho e 60 minutos para o de casa.


De cada vez que entramos num destes sites, o tempo começa a contar. Quando se esgota o tempo, a aplicação simplesmente não abre mais essas páginas. E não há maneira de alterar as configurações, só no dia seguinte. É mesmo bom para viciados!


Há ainda uma opção de bloquear também os sites para onde vamos através de links em sites bloqueados. Por exemplo, eu tenho o Google Reader na lista de sites bloqueados, mas se entrar nalgum blog através do Reader, o tempo continua à mesma a contar. Esta opção pode desmarcar-se na caixinha abaixo, mas eu gosto dela!

A aplicação instalada um botão ao lado da barra de endereços, que é azul quando estamos num site não bloqueado, e fica vermelho em sites bloqueados.



Carregando no botão podemos ver quanto tempo de navegação nos resta nesse dia e podemos alterar as configurações (sites bloqueados, tempo permitido, etc.), mas só se ainda tivermos tempo disponível para esse dia (se o tempo já se estiver esgotado, não dá para desbloquear nenhum site nem alterar o tempo!).




9 comentários:

  1. era mesmo disto que eu estava a precisar! Mesmo! Super obrigada, vou fazer uso!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada por esta dica! Já tinha ouvido falar que existia um site assim só que nunca tinha descoberto qual era.

    Beijinho de Bom dia

    ResponderEliminar
  3. Ora aí está uma ferramenta muito útil a muita gente!
    Obrigada pela dica!

    ResponderEliminar
  4. Rita, não tem como colocar a postagem inteira no feed? Pelo Google Reader só abre o título e uma frase do post, gostaria de poder ler tudo por lá. :)

    ResponderEliminar
  5. muito bom Rita! obrigada mais uma vez!

    ResponderEliminar
  6. mas sabe Rita, não sou capaz de encontrar o similar para o Firefox... vamos ver se um dos seus leitores sabe e me dá a dica...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Magali, para firefox há um LeechBlock:
      https://addons.mozilla.org/pt-pt/firefox/addon/leechblock/

      Eliminar
  7. Isto é muito à frente! Parabéns pela descoberta! E mais uma vez, obrigado pela partilha!

    ResponderEliminar
  8. Acabei de baixar! Valeu pela dica!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...