09/05/2012

Adeus livros de receitas

Não, não me livrei dos meus livros de receitas que, já agora, são apenas cinco: o livro que veio com a Bimby, "O livro completo da alimentação saudável", "Receitas escolhidas" da Maria de Lurdes Modesto, "Jantares em 30 minutos" e "Feito em casa" da Joana Roque.

Além dos livros, tinha um dossier A5 cheio de papelinhos com receitas, recortes de revistas, etc., e finalmente passei as receitas que me interessam (porque a maior parte nunca tinha experimentado nem tencionava fazê-lo) para o Evernote (e joguei os papelinhos e o dossier fora, claro).

Ora, ter as receitas no Evernote não é para todos, pois implica ter o computador ligado na cozinha quando queremos seguir alguma receita - mas para mim não tem qualquer problema e prefiro isso a ter mais papel em casa! 

Ah, cada vez gosto mais de ter menos! 


12 comentários:

  1. Eu quando quero alguma receita diferente vou sempre à internet e se gostar guardo no pc no pasta. Já me quiseram dar livros de receitas mas eu "amavelmente" recusei e disse que não precisava. Senão é só "tralha" a entrar em casa!

    ResponderEliminar
  2. Uma dos objectivos que tenho planeado é esse mesmo. A diferença é que não posso guardar de forma digital, simplesmente porque raramente tenho o pc ligado na hora de confeccionar as receitas e preciso de ver como fazer. A minha ideia será arranjar um caderno grosso (sem ser dos de argolas) e ir passando à mão as receitas que saem bem. Lembrei-me disto para criar uma espécie de tradição, tal como as nossas mães/avós deixavam os seus preciosos livrinhos de receitas.

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho um sistema de fichas A6 onde vou escrevendo as receitas que me interessam para arquivá-las todas juntas e não ter de andar sempre à procura nos vários livros. Mas também uso o evernote para guardar as receitas que vou encontrando pela net!

    Beijinhos,
    Maria Leonor

    ResponderEliminar
  4. As receitas que vejo na net vou guardando em pdf. Quanto às receitas que me vão dando ou vêm soltas (como as do PD) corto a fotografia (quando é caso disso), colo num caderno que me ofereceram e escrevo a receita. No caderno tenho também receitas básicas como o molho bechamel. Mas só passo as receitas para o caderno depois de aprovadas pela malta cá de casa.

    ResponderEliminar
  5. Helena Santos Silva09/05/12, 13:57

    Olá Rita, encontrei o seu blog por acaso... Fiquei de imediato curiosa e logo fascinada... Algs destas ideias tb as aplico, mas todos os dias aprendemos coisas novas... São poucos os blgs onde "pico o ponto" todos os dias, o seu vai ser um deles com toda a certeza! Parabens pelo trabalho!

    ResponderEliminar
  6. Eu faço assim: quando vejo uma receita que quero experimentar, numa revista, num livro de receitas ou até em pacotes de açúcar, escrevo-as no meu caderninho. Depois de as experimentar e de serem aprovadas, passo-as à mão para um livro que fiz há uma série de anos numa aula de trabalhos manuais (o mesmo acontece àquelas receitas que nos dão escritas em papelinhos).
    As que procuro na net, também guardo no Evernote. Depois de serem aprovadas, passo-as para um documento que fiz em word, onde as separei por género de refeições (pequeno almoço; peixe; legumes; sopas; biscoitos; etc). Este documento digital implica ter o portátil ligado quando confecciono a receita, mas como oiço muita rádio e música pelo portátil, não me faz muita diferença!

    beijinhos da costa alentejana,
    Xana

    ResponderEliminar
  7. Rita, também sou aficionada pelo evernote, mt em especial pr receitas

    http://aerworld.blogspot.pt/2011/08/dieta-das-ferias.html

    e desde q tenho um smartphone, é um espectáculo - tanto dá pr notas gerais (q dp qd chego a casa é só ligar o wifi e fica tudo sincronizado), como pr tirar fotos de receitas em revistas de clínicas (ponho logo as notas, etiquetas e fica pronto pr a sincronização e pr experimentar).
    e tb já me iniciei a colocar os papelinhos soltos lá, só falta tempo :)

    beijinhos,
    R

    ResponderEliminar
  8. Scannas as receitas ou passas mesmo à mão? O problema é o tempo para isso! Tenho tantas mas tantas receitas :S

    ResponderEliminar
  9. Olá Rita,

    hoje dei com o blog e estou a adorar. Em relação a este post, eu faço exactamente a mesma coisa com o evernote e o milagroso botão que é só copiar o texto e arquiva logo na categoria pretendida. Rápido, Simples e acima de tudo nada volumoso nos armários :)

    ResponderEliminar
  10. Estou a morar em Moçambique e neste caso tenho 2 casas para manter destralhadas (a minha em Portugal e a que estamos a residir enquanto por cá andarmos).
    O teu blogue foi uma grande inspiração para mim. Apesar de desde pequena ter sido ensinada e descartar-me do desnecessário, o teu blogue tornou esse meu hábito num conceito e senti-me ainda com mais vontade de ter apenas o essencial.
    Uma das coisas foi precisamente os livros e as revistas. Hoje prefiro ter em formato pdf para andarem sempre comigo no computador. Revistas que já não precisava descartei-as para o Eco Ponto e deixei de as comprar, as revistas de culinária estou a pensar em seleccionar apenas as receitas que gosto e transformá-las em formato pdf, os livros doei os que já não queria para a biblioteca do centro cultural da minha terra. Fiquei somente com aquilo que quero.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...