02/02/2012

Compras online e minimalismo versus frugalidade


Um minimalista acaba por ser também uma pessoa frugal, mas há diferenças fundamentais entre os dois.

A rapariga que escreve o blog Everyday Minimalist tem um post engraçado sobre as diferenças entre vários conceitos, incluindo minimalismo e frugalidade. Ela dá o exemplo da mesa da cozinha que tem que ser substituída por algum motivo. Um minimalista dá a mesa ou vende-a e pensa noutra opção. Entretanto, põe uns bancos na bancada da cozinha e percebe que a mesa não faz assim tanta falta e não compra outra. Se comprar, será a mesa mais esteticamente agradável e funcional que conseguir encontrar. Uma pessoa frugal vende ou dá a mesa e começa a procurar outra. Pergunta se alguém tem uma mesa que já não precisa, vai a lojas ou sites de coisas usadas, encontra uma mesa velha e restaura-a ou vai ao Ikea e compra a mais barata que lá houver.

Na minha maneira de ver as coisas, uma pessoa frugal tem como objectivo poupar dinheiro. Uma pessoa frugal procura os melhores preços, tem em atenção as promoções e é capaz de fazer compras em vários supermercados para comprar o que precisa aos preços mais baixos. Uma pessoa frugal gosta de produtos de qualidade, mas só se os preços forem adequados; caso contrário, há sempre alternativas mais em conta.

Um minimalista tem como objectivo não comprar coisas desnecessárias, ou seja, ter apenas aquilo de que realmente precisa. Por este motivo, acaba por comprar menos que as outras pessoas e poupa dinheiro no processo. Mas um minimalista é bem capaz de gastar um pouco mais nas compras se tal lhe permitir perder menos tempo nessa actividade e ficar com mais tempo para outras coisas (isto, claro, se ir às compras não for das suas actividades preferidas).

Foi o que eu fiz.

Pela primeira vez, fiz compras de supermercado online. Fiz a minha lista, vi os preços no Jumbo e no Continente e decidi-me pelo segundo. Paguei 6 euros de taxa de entrega e tenho consciência de que as mesmas compras no Pingo Doce tinham ficado um bocadinho mais baratas. Mas as vantagens compensam largamente o que paguei a mais. Fiz as compras do conforto do meu sofá, pensei bem no que precisava e comprei tudo o que preciso para o mês inteiro (excepto carne, fruta e vegetais). E, claro, não fiz aquelas compras por impulso que não estão na lista mas que acabamos sempre por trazer... Não perdi 1 hora ou mais no supermercado, não gastei gasolina, não tive que subir as escadas carregada de sacos. Deixaram-me tudo na entrada, tudo devidamente arrumado em sacos quase vazios, ou seja, fiquei com sacos para o lixo praticamente para o mês inteiro. Paguei na entrega com multibanco e correu tudo muito bem. A partir de agora, compras de supermercado serão online, uma vez por mês.
Pingo Doce, já era altura de implementarem este serviço, não??

16 comentários:

  1. Adoro a dica das compras online. So ainda não as comecei a fazer porque poupo mesmo muito dinheiro qd vou ao continente e uso o cartao. Tenho de me informar se dá pra continuar a usar, comprando a partir de casa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Magda, dá para usar o cartão e vales de desconto. Quando se faz o registo no continente online associa-se logo o número do cartão e se tivermos algum vale é só pôr o número na encomenda!

      Eliminar
    2. Yeiii!!!!
      Não sabia! Que boas notícias, Rita!
      Thanks!!!

      Eliminar
  2. Depois dos meus filhos nascerem, uma das coisas que mais me transtornava eram as compras.
    Dois bebés com a diferença de um ano dão muito trabalho para uma mãe que ia sempre sozinha ás compras. Na altura, usei os serviços do Continente online uma série de vezes e deu-me cá um jeitão!
    Na altura pagava 5€ pela entrega, e esse valor compensava largamente o transtorno, a gasolina, as birras, as fraldas para mudar num w.c público...
    Correu sempre tudo muito bem. Ao contrário de ti, eu comprava frescos: frutas, legumes e peixe. Além da qualidade ser perfeita, as pesagens jogavam sempre a meu favor: na factura costumava pagar menos do que indicava no saco.

    Agora não preciso deste serviço, mas aconselho-o vivamente, especialmente a quem tem filhos pequenos.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os frescos tenho algum medo, e de qualquer modo não consigo comprar fruta e legumes para o mês inteiro... Mas fiquei fã do serviço e acabaram-se mesmo as idas semanais ao supermercado! Os 6 euros da entrega compensam completamente!

      Eliminar
  3. sou uma leitora muito recente deste blog, cheguei cá através de um link para um post sobre o GTD e.. fiquei. :-)
    também sou utilizadora frequente das compras online e é de facto das melhores coisas que já se inventaram - pelo menos para mim, que detesto perder tempo em supermercados.
    a título de curiosidade: o pingo doce foi o 1o supermercado em Portugal a ter o serviço de compras online - isto ainda na década de 90!! fui cliente assídua desse serviço e era excelente - fiquei realmente c mta pena qdo fechou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh, não fazia ideia! Quem me dera que o Pingo Doce voltasse a ter esse serviço (é o meu supermercado preferido...)

      Eliminar
    2. pois, também eu! (uma notícia sobre este serviço, com o logotipo da altura e tudo: http://sabores.sapo.pt/noticia/pingo-doce-online-expande-servico-a-novas-zonas-do-pais)

      já agora dois pormenores sobre as compras online que me esqueci de mencionar:
      - eu compro regularmente frescos (carne, peixe, fruta e legumes) e vem sempre tudo impecável! mas mesmo que algo não esteja em boas condições, basta ligar para o número de apoio para agendar a troca ou a devolução;
      - se se fizerem compras "grandes" regularmente, começa-se a receber diversas amostras grátis de novos produtos, desde detergentes, a sumos, passando por iogurtes, champôs, amaciadores, etc etc etc - algo que não acontece na loja física! ;)

      Eliminar
    3. Julgo que, em tempos, o Pingo Doce teve este serviço de compras online, mas deixaram de ter por não ter tido muita adesão.

      Eliminar
  4. Também prefiro o Pingo Doce (e o intermarché).
    Infelizmente onde moro nem o continente nem o jumbo têm área de abrangência para compras online :(
    Por isso não tenho outro remédio senão ir aos hipers. Mas levo sempre lista (faço menús) e procuro só levar mesmo o que é preciso (embora às vezes lá vão compras por impulso... hehe)
    :-)

    ResponderEliminar
  5. o problema do pingo doce (alem de nao ter a hipotese de comprar online) é que não tem tantos tprodutos de marca branca como no continente e em certas coisas gasta-se o dobro pois temos de comprar marca própria.
    este mês as minhas compras no continente online "renderam" 17,56 eur em cartão e ainda recebi 1lt leite becel, amostra desodorizante e amostra de cereais. como estava em casa, não marquei hora e só paguei 3,00 eur de taxa de entrega.

    quando estive gravida do meu primeiro filho (há 3 anos) o continente oferecia 3 entregas gratuitas a grávidas. nao sei se ainda mantém esta oferta, mas podem sempre perguntar.

    ResponderEliminar
  6. Adorei o teu post não tanto sobre as compras online mas mais pelo tema em si minimalismo vs frugalidade.
    Revejo-me muitooo no que escreves-te e esbocei mesmo um sorriso. Na minha longa jornada no minimalismo e ainda so vou no incio vejo que incialmente não era tanto o minimalismo mas a frugalidade que vivia em mim. A ideia era não comprar para não gastar dinheiro, mas a verdade é que ao longo do meses a minha visão mudou. Não compro porque não preciso, porque consigo viver perfeitamente com aquilo que tenho...

    ResponderEliminar
  7. Faço compras online no Continente já há 5 anos e é, realmente, muito conveniente e um serviço de qualidade excepcional. Mas nos últimos tempos tenho optado mais pelo comércio tradicional e pela boa e velha mercearia de bairro.
    Já há alguns anos que tento seguir e incorporar as tendências minimalistas que têm surgido. Tento adoptar também algumas vertentes da frugalidade, bem como as de baixo impacto ambiental e de atenção à pegada ecológica. Este mix deu origem ao meu minimalismo pessoal. :)
    E daí as minhas alterações aos meus hábitos de consumo: com os problemas que têm surgido, seja no mundo com os problemas ambientais e com a globalização, seja com os problemas económicos em Portugal, tenho tentado tomar mais atenção às minhas opções e aos meus hábitos de consumo.
    As grandes cadeias de supermercado, como o Continente e o Pingo Doce, têm criado grandes desníveis económicos no nosso país à custa dos preços sempre baixos (seja esmagar margens de produtores, sistemas de produção poluentes, condições de trabalho inaceitáveis). Enquanto isso, o pequeno comércio e o pequeno produtor têm vindo a definhar. Eu tento inverter esta situação com as minhas escolhas. Por isso, já não faço compras online e vou à mercearia ao lado da minha casa.
    Eu, como minimalista que tento ser, compro o indispensável e dou o preço adequado pelo produto com mais qualidade possível. Não é só comprar o mais barato, e fazer as escolhas o mais adequadas possíveis. Não consigo dissociar o que disse atrás duma maçã, duma embalagem com carne, de um peixe.
    Nem sempre é possível averiguar da honestidade dos processos de produção e da distribuição, mesmo nas mercearias, claro - tenho consciência disso. Mas penso que será sempre uma escolha mais consciente e mais cautelosa.
    Ainda foi muito recente a ida do Pingo Doce para a Holanda. E o Continente já lá está há anos. Apenas lá compro a sílica para a areia do gato porque não encontro em mais lado nenhum. Mas de resto, não poderei compactuar com os seus modos de actuação.

    ResponderEliminar
  8. Faço compras online no Continente já há 5 anos e é, realmente, muito conveniente e um serviço de qualidade excepcional. Mas nos últimos tempos tenho optado mais pelo comércio tradicional e pela boa e velha mercearia de bairro.
    Já há alguns anos que tento seguir e incorporar as tendências minimalistas que têm surgido. Tento adoptar também algumas vertentes da frugalidade, bem como as de baixo impacto ambiental e de atenção à pegada ecológica. Este mix deu origem ao meu minimalismo pessoal. :)
    E daí as minhas alterações aos meus hábitos de consumo: com os problemas que têm surgido, seja no mundo com os problemas ambientais e com a globalização, seja com os problemas económicos em Portugal, tenho tentado tomar mais atenção às minhas opções e aos meus hábitos de consumo.
    As grandes cadeias de supermercado, como o Continente e o Pingo Doce, têm criado grandes desníveis económicos no nosso país à custa dos preços sempre baixos (seja esmagar margens de produtores, sistemas de produção poluentes, condições de trabalho inaceitáveis). Enquanto isso, o pequeno comércio e o pequeno produtor têm vindo a definhar. Eu tento inverter esta situação com as minhas escolhas. Por isso, já não faço compras online e vou à mercearia ao lado da minha casa.
    Eu, como minimalista que tento ser, compro o indispensável e dou o preço adequado pelo produto com mais qualidade possível. Não é só comprar o mais barato, e fazer as escolhas o mais adequadas possíveis. Não consigo dissociar o que disse atrás duma maçã, duma embalagem com carne, de um peixe.
    Nem sempre é possível averiguar da honestidade dos processos de produção e da distribuição, mesmo nas mercearias, claro - tenho consciência disso. Mas penso que será sempre uma escolha mais consciente e mais cautelosa.
    Ainda foi muito recente a ida do Pingo Doce para a Holanda. E o Continente já lá está há anos. Apenas lá compro a sílica para a areia do gato porque não encontro em mais lado nenhum. Mas de resto, não poderei compactuar com os seus modos de actuação.

    ResponderEliminar
  9. Eu também costumava fazer as compras mensais online e corria sempre tudo optimamente. Também achava que a taxa compensava completamente o facto de não perder tempo e me poupar ao stress da ida. Mas agora comecei a planear os menus semanalmente, e p isso deixei de fazer as compras mensais online, passando a ir semanalmente ao hiper. Mas é só p isso. Pq para planear os menus (querendo aproveitar as promoções) não dá jeito "pensar mensal"; não consigo organizar com tanta antecedência, e estar a pagar a taxa semanalmente parece-me demasiado. Mar.

    ResponderEliminar
  10. Já há alguns anos que uso o serviço online do Continente. No início era fantástico! Como andava na universidade, fazer as compras online dava-me vantagens enormes em relação ao tempo. Agora, não sei se é do serviço da minha zona, mas tornou-se uma porcaria. Nunca têm muita variedade no próprio site (papo-secos quase nem vê-los, baguetes das grandes é mentira...), tento encomendar produtos que estão no site e acabam por nunca vir parar a casa porque a loja não tem. No entanto, já me aconteceu receber as compras num dia, e acabar por ter que ir no mesmo dia á loja por faltarem artigos e reparar que os frescos que levam a casa são mais frescos que os que estão em exposição.
    No entanto continuo a usar para o máximo que posso (principalmente quando preciso de comprar coisas pesadas como os detergentes) e o que não vier passo lá outro dia para ir buscar. Sempre perco menos tempo a andar nos corredores, que para mim é uma tortura.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...