28/10/2011

Produtos de limpeza da casa naturais ~ Minimalist homekeeping - natural cleaning products

Depois da rotina da lavagem da roupa e dos panos de microfibra, chegou a vez dos produtos de limpeza da casa naturais e ecológicos (e baratos!).

Estes produtos podem ser resumidos numa única palavra: vinagre.

O vinagre é uma substância composta por ácido acético e água que resulta da fermentação do etanol. O ácido acético neutraliza substâncias alcalinas e tem também propriedades antissépticas e antifúngicas.
O vinagre é um fabuloso aliado na limpeza da casa, pois além do seu efeito desinfectante, dissolve minerais incrustados, remove nódoas, limpa a sujidade de superfícies de madeira e neutraliza odores.

Basicamente, toda a casa pode ser limpa com vinagre! Mas além de se poupar dinheiro usando vinagre, evita-se também a exposição a compostos químicos tóxicos que estão presentes nos produtos de limpeza comerciais. Assim, estes produtos de limpeza podem ser manipulados por crianças sem qualquer perigo.

A limpeza com vinagre é, portanto, minimalista, frugal, ecológica - e eficaz, que é o mais importante.

Uso dois produtos à base de vinagre para a maior parte das limpezas. Os dois são feitos da mesma forma, mas vario as quantidades, ficando um mais concentrado (para a casa de banho e cozinha) e outro menos concentrado (para vidros e móveis de madeira pintada e melamina). É só misturar todos os ingredientes numa garrafa de spray.

Multiusos mais forte (cozinha, casa de banho)

~ 360 mL água
~ 120 mL vinagre vinho branco
~ 5 mL (1 colher de chá) detergente líquido (eu uso da louça, mas quero fazer o meu próprio detergente)
~ algumas gotas de óleo essencial (opcional)

Multiusos mais suave (vidros, móveis)

~ 500 mL água
~ 60 mL vinagre
~ 2,5 mL detergente líquido
~ algumas gotas de óleo essencial (opcional)


Tenho um livro fantástico, Better Basics for the Home, que contém 868 receitas de produtos de limpeza da casa, de higiene pessoal e beleza, tudo natural e não tóxico. É muito bom mesmo! Pena que há muitos ingredientes que não faço ideia onde se podem comprar, mas nada que não se resolva...


~~~


After my laundry routine and the wonderful microfibre cloths, now it's time to talk about natural (and cheap!) cleaning products.

These products can be summarized in one word: vinegar.

Vinegar consists mainly of water and acetic acid and is produced through the fermentation of ethanol. Acetic acid neutralizes alkaline substances and it has antiseptic and antifungal properties.
Vinegar is a powerful ally for home cleaning. In addition to its antiseptic effect, vinegar also dissolves mineral build up, removes stains, removes dirt from wood surfaces and neutralizes odors.
Basically, I can clean my whole home with vinegar! In addition to saving money, I'm not exposing myself to toxic chemicals that are always present in commercial cleaning products. Therefore, vinegar-based cleaning products can be used by children - it's time they learn how to clean their own mess, right?

Cleaning with vinegar is thus minimalist, frugal, green - and very effective, which is the most important.

I use two vinegar-based products for most of my cleaning. The two are made with the same ingredients, but I change the quantities of each one, so I have a more concentrated one (for the kitchen and bathrooms) and a more dilute one (for glasses and painted/melamine furniture). I just mix the ingredients in a spray bottle.

All-purpose cleaner - strong (bathroom, kitchen)

~ 360 mL water
~ 120 mL white vinegar
~ 5 mL (1 teaspoon) liquid detergent (I use dish detergent, but I want to make my own homemade soap)
~ a few drops of essential oil (optional)

All-purpose cleaner - mild (glasses, furniture)

500 mL water
~ 60 mL vinegar
~ 2,5 mL (1/2 teaspoon) liquid detergent
~ a few drops of essential oil (optional)

32 comentários:

  1. O que me preocupa no uso do vinagre, é o cheiro que este emana. Mas creio que com estas tuas receitas, essa questão está resolvida.

    Diz-me só uma coisa. O detergente a usar nos vidros, é realmente eficaz? Não fica nenhuma mancha?

    Quando acabar os meus detergentes, vou mesmo experimentar esta tua dica.

    Beijinho e um excelente fim-de-semana

    ResponderEliminar
  2. Oi Mafalda!

    A minha empregada é que limpa os vidros, mas parecem-me bem, sobretudo com os panos de microfibra. Mas vou eu experimentar limpá-los para ver como fica.
    bj
    rita

    ResponderEliminar
  3. Adorei a ideia! Já tinha pensado em reduzir os produtos para limpeza e sendo estes mais ecológicos e baratos é excelente.
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. eu já uso e gosto muito. o mais concentrado é uma maravilha o outro nunca experimentei mas vou fazê-lo! o cheiro desaparece muito rapido! e tem a vantagem na cozinha de se perpectuar em níveis baixos que afasta os mosquitos!
    * adoro estas ideias e o blog :)

    ResponderEliminar
  5. mt bom! já tinha pensado nisso. agora é por em pratica :)

    ResponderEliminar
  6. Uso água com vinagre, mas vou experimentar as tuas receitas.
    Parecem-me bem!
    Se fizeres o detergente da loiça ensina-nos.
    Já tentei fazer um mas não me correu muito bem.:(

    ResponderEliminar
  7. Também uso vinagre em tudo e...sumo de limão.

    Olha, hoje fiquei muito feliz ao ver-te ...aqui:
    http://vidaorganizada.com/

    Bjs bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Absolutamente fabuloso.
    Estas informações são preciosas.
    Vou ser seguidora incondicional.
    Obrigada pelas informações.
    Se te puder ser útil, dispõe.
    beijo de uma dona de casa que sonha em ser ecológica.
    Nina

    ResponderEliminar
  9. Olá, adorei o seu blog e o estilo minimalista.
    Vou falar um pouco dele lá no meu blog talvez na próxima segunda-feira, ficaria feliz se você fizesse uma visita no meu blog e me seguisse.
    Espero que goste.
    Muitos beijos

    ResponderEliminar
  10. Olá vim parar aqui através do blog "vida organizada" e estou adorar.
    Vou voltar.
    Dadinha http://dadinhahistorias.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Prefiro o cheiro do vinagre, que de detergentes e lixívia. Passado um tempo desaparece e não ataca pulmões, olhos e mucosas (são tóxicos)). Para além do vinagre, para desengordurar fritadeiras ou sertãs, eu coloco limões cortados numa bacia com água, passado uns dias, vou passar o esfregão e sai tudo. Gosto muito do teu blog.

    ResponderEliminar
  12. Olá Rita,

    Só não percebi que óleo é que misturas...

    ResponderEliminar
  13. Olá triss. Uso óleo de laranja doce, porque é dos mais baratos e adoro o cheiro!

    ResponderEliminar
  14. Olá,
    Há pouco tempo "tropecei" com este blog....e não é que adorei:-)
    Obrigada pelas dicas, será que a mistura mais fraca também funciona em madeira normal ou será que estraga?

    Até à próxima

    ResponderEliminar
  15. Olá!
    Posso perguntar onde comprou as garrafas de spray?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Rita!
      Vou passar por lá.
      Já sigo as suas dicas e desde então poupo imenso dinheiro e tempo! O melhor é mesmo não ter de limpar com a toxicidade dos produtos normais de limpeza.
      Muito obrigada por partilhar as suas ideias!
      Cumprimentos e parabéns pelo blog

      Eliminar
  16. Olá Rita, gostaria apenas de saber onde compra esse óleo de Laranjaa e no detergente mais fraco que detergente usa para juntar ao preparado? Obrigada, gosto do blog embora nunca tenha comentado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em lojas de produtos naturais. Uso detergente da louça.

      Eliminar
  17. Olá
    Gostei muito do seu blog e das suas ideias para limpeza ecológica. Só tenho uma dúvida: pode-se usar estes detergentes com vinagre em bancadas de granito? Sei que no mármore não se pode, mas no granito não faço a menor ideia...e não quero estragar a pedra. Obrigada pela partilha de ideias e pela inspiração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que no mármore não se deve usar vinagre, mas no granito também não sei...

      Eliminar
  18. Olá.
    Só uma questao: já procurei vinagre de vinho branco em diversos sítios, mas nao encontro à venda em lado nenhum. Posso saber onde comprou?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O vinagre de vinho branco é o vinagre normal.

      Eliminar
    2. Olá Angela. Descobri no Intermarché um vinagre de limpeza marca "Dona Pureza"(encontra-se junto aos produtos de limpeza) tem um aroma de limão muito agradável e é muito barato, 1L custa +- 1€. Tenho utilizado e obtido excelentes resultados.

      Eliminar
  19. Ola..li as respostas antes de vir com a minha duvida :)
    porque está no frasco do multiusos moveis brancos?? foi uma questão de organização pessoal, ou só deve ser utilizado em moveis claros???
    Eu na casa de banho ando a experimentar vinagre puro, que deixei de "molho" umas cascas de laranja um mes para dar cheiro...uso nos azulejos e nos vidros e não me parece mal, mas eu ja me habituei a não ter espuma na limpeza..se bem que no inicio fazia-me confusão..mas aprendi no curso de sabão..que a espuma é "psicologica"..por isso imagino que muitas pessoas prefiram colocar umas gotas de detergente.
    beijocas....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus móveis são quase todos brancos... é para distinguir entre esses (de melamina ou madeira pintada) e os de madeira.

      Eliminar
  20. Olá,
    O seu blog foi-me apresentado por uma colega num debate sobre rotinas :)
    e desde então tenho explorado um pouco as ideias que por aqui abundam.
    A minha casa é integralmente feita de madeira e os moveis que tenho ou são escuros ( a grande maioria) ou são brancos, até a bancada da cozinha é de madeira!
    Sabe dizer-me se o detergente de vinagre menos concentrado pode ser utilizado nestes móveis?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  21. Olá Rita,
    Parabéns pelo blog! Venho apenas dar uma sugestão a quem como eu não gosta muito do cheiro do vinagre. Descobri no Intermarché um vinagre de limpeza marca "Dona Pureza"(encontra-se junto aos produtos de limpeza) tem um aroma de limão muito agradável e é muito barato, 1L custa +- 1€. Tenho utilizado e obtido excelentes resultados. Obrigada

    ResponderEliminar
  22. Olá eu também tenho um blog com varias receitas de produtos naturais ando a procura de vinagre branco principalmente o vinagre branco da marca dona pureza o meu está quase a acabar e não encontro em lado nenhum por acaso sabe me dizer onde comprar em portugal?
    Muito obrigado e parabéns pelo seu blog.
    Sofia Figueiredo
    Blogueira on Line
    blog-httpwww.trendsblogar.com

    ResponderEliminar
  23. Olá eu também tenho um blog com varias receitas de produtos naturais ando a procura de vinagre branco principalmente o vinagre branco da marca dona pureza o meu está quase a acabar e não encontro em lado nenhum por acaso sabe me dizer onde comprar em portugal?
    Muito obrigado e parabéns pelo seu blog.
    Sofia Figueiredo
    Blogueira on Line
    blog-httpwww.trendsblogar.com

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...