01/09/2011

Simplifying my virtual life ~ Simplificando a minha vida virtual

I've been on a quest to simplify my life - all aspects of it. Including my virtual life.
I've already said no to Twitter and forums, but a thourough declutter of my online presence was still necessary. Here's how:

Tenho andado a tentar simplificar a minha vida - em todos os aspectos. Incluindo a minha vida virtual.
Já disse não ao Twitter e aos fóruns, mas uma maior e mais cuidada simplificação da minha presença online era ainda necessária. Eis como:

1) Declutter the computer(s)

I have three computers. One desktop at work, one laptop and a netbook at home.
The desktop is mainly for work. I have no personal files there. My personal files are on the laptop, whilst the netbook has only files of my current projects. I also have an external hard drive and several pen drives.
It seems like too much, right? And indeed it is... The hardest part is to synchronize everything on a regular basis...
But here's how I do it...
All my files, both work and personal files, are on the external hard drive. This drive is usually at my office at work, and I save everything to my desktop and to the hard drive. On weekends, I take the hard drive home and save the work files into my laptop. This way, I always have three different places with my work stuff. Regarding the personal files in my laptop, I do the opposite, saving them to the hard drive. The pen drives are updated once a month or so...
I keep files of my current work projects on Dropbox, so I can access them from anyplace with an internet connection (and from my netbook). Dropbox is a free service that allows the storage of any kind of file, so it is a really useful tool to simplify...
My files are carefully organized into folders, but this is highly variable from person to person. And because I store many e-books on the computer, I recently made an inventory of the e-books I own. Regarding photographs, they're organized by year, and within year, by month. I have a folder for blog pictures, again organized by month. This is really a personal matter, and you should do it the way that suits you better, as long as you don't keep files that you don't need or don't use.
The same is true for software. I frequently go through all the software and uninstall programs that are no longer necessary.


1) Ordenar o(s) computador(es)


Eu tenho três computadores.Um de secretária no trabalho, um portátil e um netbook em casa.

O de secretária é sobretudo para o trabalho. Não tenho ficheiros pessoais nesse computador. As coisas pessoais estão no portátil, enquanto no netbook tenho apenas ficheiros relacionados com projectos em que estou a trabalhar no momento. Também tenho um disco rígido externo e várias pens.
Parece muito, não acham? E de facto, é... O mais difícil é sincronizar tudo com regularidade...
Mas aqui está como faço...
Todos os meus ficheiros, pessoais e de trabalho, estão no disco externo. Este disco geralmente está no gabinete no trabalho, e guardo tudo no computador e no disco externo. No fim-de-semana levo o disco para casa e copio os ficheiros para o portátil. Assim, tenho as coisas de trabalho em três sítios diferentes. Quanto aos ficheiros pessoais que estão no portátil, faço ao contrário, copio para o disco externo. As pens são actualizadas uma vez por mês ou assim...
Tenho também os ficheiros relacionados com o trabalho que ando a fazer no Dropbox, de modo que posso aceder-lhes de qualquer lado (e também do netbook), bastando para isso ter ligação à internet. O Dropbox é um serviço grátis de armazenamento de ficheiros que é fantástico e muito simples usar, e por isso uma ferramenta útil para simplificar a vida ao computador.
Os meus ficheiros estão organizados em pastas, mas claro que isto é muito variável de pessoa para pessoa. E como tenho muitos e-books no computador, recentemente fiz um inventário dos e-books. Quanto às fotografias, estão organizadas por ano e em cada ano, por mês. Tenho uma pasta para as fotos do blog, também organizada por mês. Isto é uma questão pessoal, e cada um deve fazer como lhe convém, desde que não se guardem ficheiros desnecessários e que não são usados.

O mesmo aplica-se ao software. Eu costumo correr os programas que tenho, e se já não uso, desinstalo.



2) Declutter e-mail accounts

I declutter e-mail accounts the same way I declutter a drawer or a shelf. Unnecessary e-mails are deleted, important ones are moved to a specific folder. My inboxes should always be empty (much like other inboxes, such as in my planner or the tray at work). 
I have three gmail accounts, but all the incoming e-mails are sent to one of the accounts, so that I only have to open one gmail account to read all my e-mails.
I also realised that most e-mails I was receiving were newsletters that I have signed up in the past but that I no longer read. I simply unsubscribed from most of them. And how good it felt!


2) Ordenar contas de e-mail


Eu limpo e organizo as minhas contas de e-mail da mesma forma que faço com uma gaveta ou um armário. E-mails desnecessários são apagados, e-mails importantes são movidos para uma pasta específica. As minhas caixas de entrada devem ser esvaziadas com frequência (tal como a caixa de entrada da agenda e o tabuleiro no trabalho).
Tenho três contas do gmail, mas recebo todos os e-mails numa das contas, e assim só tenho que entrar nessa conta para ler toda a correspondência.
Também me apercebi que a maior parte dos e-mails que recebia eram newsletters que tinha subscrito no passado, mas que actualmente já não me diziam nada. Simplesmente cancelei a maior parte das subscrições. E que que bem que soube!


3) Simplify online presence

Some months ago I found myself using twitter, facebook, google reader, several forums, blogger, flickr, pinterest, skype, msn messenger, and some other services. It was so stressful trying to keep up with everything, so I had to reduce the inflow of information. I said no to twitter and the forums, and reduced drastically the number of blogs in my google reader. I only kept the ones I actually read. I use facebook mostly to keep up with real life friends. I do love to see other people's pictures on flickr, but I try not to spend too much time there. I uninstalled skype and messenger, given that I can send instant messages on facebook. I use pinterest basically to store photos I like, but I don't go through other people's galleries.



3) Simplificar a presença online


Há alguns meses atrás dei por mim a usar o twitter, facebook, google reader, vários fóruns de discussão, blogger, flickr, pinterest, skype, msn messenger, e vários outros serviços. Era super stressante tentar estar a par de tudo o que acontecia online, e então tive que reduzir o fluxo de informação que chegava até mim. Disse não ao twitter e aos fóruns, e reduzi drasticamente o número de blogs que seguia no google reader. Mantive apenas aqueles que de facto leio. Uso o facebook para as pessoas da vida real. Adoro ver fotos no flickr, mas tento não passar lá muito tempo. Desinstalei o skype e o messenger, pois posso mandar mensagens instantâneas no facebook. Uso o pinterest apenas para guardar fotos que gosto, mas não vejo as galerias das outras pessoas.



4) Limit internet time

I don't use it much during vacations, but otherwise I set an online timer and try not to spend more than 2 hours a day online (except for work purposes, of course). I like this bomb countdown.


4) Limitar o tempo de internet


Durante as férias geralmente não, mas gosto de usar um timer online para controlar o tempo que passo na net, e tento não ultrapassar as 2 horas diárias (excepto para coisas de trabalho, óbvio). Gosto desta bomba-relógio.

2 comentários:

  1. Excelentes ideias, pois a Internet por vezes também nos consome muito tempo.

    Bj

    ResponderEliminar
  2. A internet é terrível! Está bem que aprendemos muito e encontramos muita inspiração na net, mas o tempo que lá se perde às vezes assusta...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...